As tres fases do capitalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2964 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – Introdução ----------------------------------------------------------------------------- 04
2 – Desenvolvimento -------------------------------------------------------------------- 05
2.1 – Capitalismo Comercial ------------------------------------------------------ 05
2.2 – Capitalismo Industrial ------------------------------------------------------- 06
2.3 –Capitalismo Financeiro ----------------------------------------------------- 10
3 – Conclusão ----------------------------------------------------------------------------- 13
4 – Bibliografia ---------------------------------------------------------------------------- 14

Introdução
Nesse trabalho que apresentaremos a seguir, demonstrará um dos mais importantes períodos da história da humanidade:As três fases do capitalismo. Nesse tema abordado poderemos observar que a cada momento, cada fase, que esse sistema passou foi essencial para que se estruturasse o sistema da forma que temos hoje. Essas três fases que iremos abordar de maior forma a seguir são:
Primeira Fase: Capitalismo Comercial ou Pré-Capitalismo 
Este período estende-se do século XVI ao XVIII. Inicia-se com as GrandesNavegações e Expansões Marítimas Européias, fase em que a burguesia mercante começa a buscar riquezas em outras terras fora da Europa.
Segunda Fase: Capitalismo Industrial 
No século XVIII, a Europa passa por uma mudança significativa no que se refere ao sistema de produção. A Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra, fortalece o sistema capitalista e solidifica suas raízes na Europa e emoutras regiões do mundo.
Terceira Fase: Capitalismo Monopolista-Financeiro 
Iniciada no século XX, esta fase vai ter no sistema bancário, nas grandes corporações financeiras e no mercado globalizado as molas mestras de desenvolvimento. Podemos dizer que este período está em pleno funcionamento até os dias de hoje.

2.1) Capitalismo Comercial
O Capitalismo comercial foi a etapa inicial docapitalismo que se compreende pelo final do século XV ate o século XVIII. Este período foi marcado pela expansão marítima das potencias da Europa ocidental (na época Portugal e Espanha), buscando novas rotas para as índias, com objetivo de destruir a superioridade italiana no comercio com o Oriente via mediterrâneo. Esse período de grande expansão comercial também foi um grande período de escravização egenocídio de milhões de nativos da America e da África
O Período se chamava de capitalismo comercial pelo fato do acumulo de capitais que se tinham por meio da circulação do comercio, a economia funcionava segundo a doutrina mercantilista, que, em grande sentido pregava a intervenção do estado governamental na economia, a fim de promover uma felicidade nacional e aumentar o poder do Estado.Nesta época a quantidade de metais preciosos que um pais obtinha refletia a quantidade de riqueza e poder que tinham. (Esse principio que ficou conhecido como metalismo) Logo com esse “principio” a busca pelo acumulo de capitais se tornava ainda maior, nesse sentido defendiam a acumulação de riquezas no interior do estado. Após a descoberta de ouro e prata na America houve um enorme fluxo de metaispreciosos para a Europa, sobretudo para a Espanha, Reino Unido e Portugal.
O estado também mantinha uma Balança Comercial sempre favorável, que era outro modo de acumular riquezas, logo tinha-se um grande esforço para exportar mais do que importar, o que garantia um saldo comercial positivo. Com isso o Estado deveria apoiar a expansão marítima e o colonialismo que garantiriam alta lucratividade, jáque as colônias eram obrigadas a vender seus produtos às metrópoles a preços baixos e comprar delas o que necessitava a preços altos.
O mercantilismo foi algo essencial para o bom desenvolvimento do sistema capitalista. Ele resultou, através do comercio altamente lucrativo, da exploração de colônias e da pirataria, grande acumulo de capitais nas mãos da burguesia Européia. O socialista Karl...
tracking img