As trajetórias do planejamneto governamental no Brasil: meio século de experiência na administração pública.

1010 palavras 5 páginas
O artigo relata sobre o processo de planejamento governamental no Brasil, fazendo um breve relato sobre essa atividade durante os períodos governamentais e analisando essa atividade e sua evolução.
As raízes do planejamento governamental no Brasil datam do século XIX, a partir de 1890, período conhecido como República Velha ou República Agrária em que houve a instituição de um plano geral, conhecido como o Plano de Viação, que deu os primeiros passos rumo à sistematização da coordenação das contas públicas no país.
Entretanto foi em 1930, no período do Estado Novo que o Brasil ingressa sistematicamente na adoção e concepção de planejamento governamental. Incialmente esse planejamento foi feito através de comissões e coordenações que vinham para o país auxiliar os governos e burocracias públicas na sistematização de planos, programas e projetos de ação, que posteriormente foi transformado e, atividades da Administração Pública Federal, que é responsável pela condução dos negócios públicos, pelos investimentos, pelo crescimento econômico e pelo desenvolvimento público.

Em 1964, inicia-se o Governo Militar e é nesse período que o Brasil adota o planejamento governamental como instrumento de intervenção e controle social, além dos objetivos de desenvolvimento. A primeira política adotada nesse período foi o Plano de Ação Ecônomica do Governo (PAEG) que possuia os principais objetivos: combater o processo inflacionário; acelerar o ritmo de crescimento ecômico, atenuar os desníveis de desenvolvimentos setoriais e regionais e assegurar uma política de investimentos e aumentar as oportunidades de emprego. O que mais destacava na PAEG era um conjunto de diretrizes de política econômica integradas, voltadas para a estabilização da economia, tendo como objetivo central a excessiva preocupação em combater a inflação, de forma coordenada e como prioridade da agenda governamental.
Alguns avanços obtidos com a PAEG tiveram identificação do uso de diagnósticos, que serviram

Relacionados

  • Orçamento público em consonancia com a lei de responsabilidade fiscal
    21962 palavras | 88 páginas
  • Gestão estratégica de pessoas
    37307 palavras | 150 páginas