As tradições africanas e suas influências na cultura brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (725 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO

Tradições africanas e suas influências na cultura brasileira

O objetivo do presente trabalho é percorrer a cultura e astradições africanas, e analisar suas influências na sociedade brasileira. Como já foi observado nas leituras do curso, a tradição da história africana está relacionada à história oral, que étransmitida por gerações – através, principalmente, dos griots - e que permanece presente na cultura africana até os dias atuais. Consequentemente, faz-se necessário trabalhar as características da transmissãoda cultura africana e o que ela carrega consigo.
Seguindo uma tradição ocidental, povos sem escrita são povos sem cultura, já que suas histórias são encontradas em livros e a escrita temcerto predomínio sobre a oralidade. No entanto, este quadro foi modificado a partir do momento que entraram em cena a ação de etnólogos, que expuseram a importância da transmissão oral das diferentesculturas africanas e dos conhecimentos que carregam consigo.
Essa ligação entre o homem e a palavra expressa uma característica das sociedades orais, pois o indivíduo liga-se à palavra que porele é proferida, ou seja, é construído um certo comprometimento entre ele e a palavra. Deve-se ressaltar que a tradição oral africana não se restringe à disseminação de histórias e lendas, a mitos efatos históricos “e os griots estão longe de ser seus únicos guardiões e transmissores qualificados.” (BÁ, 1977, p. 1)
As palavras possuiriam, além de um valor moral, uma caracterização sagradaatravés da vinculação de sua origem com as forças divinas. Por conta disso, a palavra não poderia ser utilizada sem prudência. Através desta explanação, pode-se observar os fatores religiosos,mágicos e sociais que auxiliavam na preservação da transmissão oral.
A oralidade torna-se extremamente importante quando são analisadas as religiões africanas. Quando são trabalhadas as religiões...
tracking img