as tipologias

Páginas: 4 (795 palavras) Publicado: 14 de novembro de 2013
As organizações são todas diferentes entre si, cada uma tem suas caracteristicas particulares. Porém a partir de algumas em comum podemos classificá-las ou separa-las em tipos ou grupos. Essaclassificação é chamada de tipologia das organizações.
Então para facilitar a análise comparativa das organizações, boa parte dos autores estruturalistas desenvolveu tipologias de organizações, tentandoclassificálas de acordo com certas características distintivas.
Não existem duas organizações iguais. As organizações são diferentes entre si e apresentam enorme
variabilidade. Contudo, elasapresentam certas características que permitem classificálas em certos grupos
ou tipos. Essas classificações que denominaremos tipologias das organizações.
Para facilitar a análise comparativa dasorganizações, boa parte dos autores estruturalistas desenvolveu tipologias de organizações, tentando classificálas de acordo com certas características distintivas.
Tipologia de Etzioni
Etzioni elaborasua tipologia de organizações, classificando as organizações com base no uso e significado da obediência. Para ele, a estrutura de obediência em uma organização é determinada pelos tipos de controlesaplicados aos participantes. Assim, a tipologia das organizações, segundo Etzioni, é a seguinte:
a)Organizações coercitivas: o poder é imposto pela força física ou por controles baseados em prêmios oupunições. Utilizam a força latente ou manifesta como o significado principal de controle sobre os participantes de nível inferior. O envolvimento dos participantes tende a ser "alienativo" em relaçãoaos objetivos da organização. As organizações coercitivas incluem exemplos como os campos de concentração, prisões, instituições penais etc.
b)Organizações utilitárias: poder baseia se no controledos incentivos econômicos. Utilizam a
remuneração como base principal de controle. Os participantes de nível inferior contribuem para a organização com um envolvimento tipicamente "calculativo",...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tipologia
  • tipologia
  • Tipologia
  • tipologia
  • Tipologia
  • Tipologia
  • Tipologia
  • Tipologias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!