As teorias comparadas

Páginas: 7 (1593 palavras) Publicado: 5 de outubro de 2011
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
serviço social

AS TEORIAS COMPARADAS

Feira de Santana

AS TEORIAS COMPARADAS

Trabalho apresentado ao Curso serviço social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Sociologia
Orientador: Prof. Sergio de Goes Barbosa.

Feira de Santana
2010

INTRODUÇÃOFalarei aqui sobre a Sociologia e o Serviço Social, a profisão e a ciencia, tambem falarei dos seus autores e os clasiscos da sociologia .
O Serviço Social e a sociologia são terminologias distantes, porém inter-relacionadas, o Serviço Social é a profissão, enquanto a sociologia é uma ciencia, ou seja teoria e pratica.

Os temas atuais a partir das teorias sociológicas,considerando os principais autores já mencionados, temas que serão complementares a formação profissional.

Desde que nasceu a sociologia, em meio à crise da Revolução Industrial, tal ciência foi e é de fundamental importância para sociedade em geral e os fatos sociais gerados principalmente pelo capitalismo podem se analisados e comparados com os atuais. Para área de serviço socialé tão importante como a psicologia e antropologia por exemplo.

AS TEORIAS COMPARADAS
1-Desenvolvimento
Há milhares de anos procura-se compreender a vida em grupo. Várias foram as maneiras inventadas pela raça humana. Desde a fantasia e a imaginação, fruto de uma postura mítica, passando pela Filosofia e pela dogmática religiosa. Não é raro encontrarmos, ainda hoje, presente emdeterminados grupos sociais, heranças destas posturas milenares que visavam mais propor ou impor normas para uma sociedade ideal, do que a pesquisa e o estudo propriamente ditos.
Sociologia é o estudo do comportamento social das interações e organizações humanas, que tem como objetivo principal tornar as compreensões cotidianas da sociedade mais sistematicas e precisas. Portanto, é uma ciencia queestuda todos os símbolos culturais que os seres humanos criam e usam para interagir e organizar a sociedade, ela explora todas as estruturas sociais, que fluem através da ordem estabelecida socialmente, e busca entender as transformações que esses processos provocam na cultura e na estrutura social.
A sociologia é fruto da Revolução Industrial e por essa razão é conhecida tambem como ciencia dacrise.Tal crise foi gerada em toda a sociedade Europeia, que se desemvolveu a partir do seculo XV.
O surgimento da Sociologia prende-se em parte aos desenvolvimentos oriundos da Revolução industrial pelas novas condições de existência por ela criada. Mas uma outra circunstância concorreria também para a sua formação. Trata-se das modificações que vinham ocorrendo nas formas de pensamento, originadapelo iluminismo. As transformações econômicas, que se achavam em curso no ocidente europeu desde o século XVI, não poderiam deixar de provocar modificações na forma de conhecer a natureza e a cultura.
O século XVIII pode ser considerado um período de grande importância para a história do pensamento ocidental e para o início da Sociologia. A sociedade vivia uma era de mudanças de impacto em suaconjuntura política, econômica e cultural, que trazia novas situações e também novos problemas. Conseqüentemente, esse contexto dinâmico e confuso contribui para eclodirem duas grandes revoluções – a Revolução Industrial, na Inglaterra e a Revolução Francesa
A definição de Auguste Comte quanto à sociologia é de que ela deve ser vista como uma ciência da sociedade, denominando-a, inicialmente de"física social".
Os resultados da pesquisa sociológica não são de interesse apenas de sociólogos. Cobrindo todas as áreas do convívio humano , desde as relações na família até a organização das grandes empresas, o papel da politica na sociedade ou o comportamento religioso , a Sociologia pode vir a interessar, em diferentes graus de intensidade,e a diversas outras áreas . Entretanto, o maior...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As teorias comparadas entre auguste comte, karl marx, max weber e durkheim
  • LITERATURA COMPARADA
  • Políticas comparadas
  • Literatura comparada.
  • ed. comparada
  • Embriologia Comparada
  • Comunicação comparada
  • Educacao comparada

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!