As teorias clássicas da liderança

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3547 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
AS TEORIAS CLÁSSICAS DA LIDERANÇA

1. CONTEXTO DE LIDERANÇA

Liderança tornou-se uma palavra corrente na linguagem administrativa moderna. Muitos desejam à liderança, principalmente, as pessoas que a vêem como um instrumento poderoso, para influenciar as pessoas e conservar o poder. A atração pela liderança, segundo Motta (2003, p. 206) se refere que: “liderar está sempre associado á idéiade grandes personalidades [...] e ainda possui uma dimensão mágica, ou seja, a utilização hábil de algumas qualidades inatas é capaz de transformar pessoas, chefes [...] em grandes e respeitáveis lideres”.
No século XXI acredita-se que a maioria das pessoas podem se tornar líderes. Segundo Motta (2003, p. 207): “lideres são pessoas comuns que aprendem habilidades comuns, mas que seu conjunto formauma pessoa incomum”. O exercício da liderança pode ser aprendido através de ensinamentos e de experiências de vida, não estando diretamente ligado a eventos raros de habilidade.
Liderar envolve gerenciar, mas não necessariamente isso se faz corretamente. Qualquer membro do grupo pode se destacar e se tornar um líder. Da mesma maneia, os gerentes que exercem varias funções com êxito e falham noquesito liderança. Porém como a liderança é considerada um meio que facilita as relações interpessoais e em grupo, deve ser considerada e implantada primordialmente na gerencia. Segundo Motta (2003, p. 207): “a habilidade de liderança se desenvolve na medida em que o dirigente permite que novas idéias penetrem e amadureçam em sua mente”. Já de acordo com Chiavenatto (2002, p.147): “o gerente sãoos responsáveis diretos pela sobrevivência e pelo sucesso da organização. As principais habilidades e ferramentas gerenciais quase sempre se resumem em uma característica fundamental: a liderança”.
Como cada pessoa tem seus objetivos pessoais, habilidades e talentos, tornando-a única, ao formar equipes de trabalho, as pessoas se destacam por suas habilidades individuais. Para que se cumpram osobjetivos estipulados para o grupo, de maneira satisfatória, se faz necessário uma liderança. A liderança constitui uma necessidade típica do trabalho em equipe. Para fazer funcionar bem a equipe, o líder deve sempre motivar e interagir com a mesma, de forma que os demais membros do grupo se sintam iguais ao líder. O líder deve saber como conduzir as pessoas e administrar as diferenças entre elas,pois a liderança se faz necessária em todas as atividades humanas e em todo o tipo de organização humana.
De acordo com Chiavenatto (2002, p.147): ”a liderança não deve ser confundida com a direção ou a gerencia”. Pois se faz necessário que um dirigente seja um bom líder. Vale reiterar que não necessariamente um gerente venha a ser um líder. Chiavenatto (2002, p.148) ainda descreve que: “aliderança é um fenômeno social que ocorre exclusivamente em grupos sociais”. Assim, é possível afirmar que liderança consiste na influencia interpessoal, exercida sobre uma situação indeterminada, conduzida através da comunicação, para que se cumpram os objetivos já analisados e determinados.
A liderança por outro lado, também diz respeito ao enfrentamento das mudanças. Para Robbins (2002, p. 303): “oslíderes estabelecem direções através do desenvolvimento de uma visão do futuro, depois engajam as pessoas comunicando-lhes essa visão e inspirando-as a superar os obstáculos". O fator de liderança adquire uma importância imprescindível dentro do contexto das organizações modernas.
Como cada vez mais se pode dizer que as empresas são formadas por um grupo de pessoas, estas cada vez mais demonstrama necessidade de serem coordenadas em seus esforços individuais, a fim de cumprir, alcançar metas e objetivos já pré-determinados.

2. LIDERANÇA CARISMÁTICA

A Liderança Carismática diz que os seguidores de um líder carismático atribuem a ele capacidades heróicas, extraordinárias, quando observam determinados comportamentos deste líder, como a tomada de decisão em prol do grupo e a forma...
tracking img