As tecnologias da educação

Páginas: 25 (6020 palavras) Publicado: 9 de abril de 2011
FACINTER – FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA



PRODUÇÃO DE APRENDIZAGEM – EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

PERUÍBE
2009
FACINTER – FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA



PRODUÇÃO DE APRENDIZAGEM - UTA EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIAPERUÍBE
2009

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO..................................................................................................03


2. AS TECNOLOGIAS E RECURSOS EDUCACIONAIS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA................................................................................................. 05


3.CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................................................................10

4.REFERÊNCIAS.................................................................................................11





INTRODUÇÃO

Os objetivos da presente Produção de Aprendizagem de Educação, Ciência e Tecnologia são nosfazer conhecer os avanços e uso das tecnologias da informação e comunicação nas práticas pedagógicas, aprender a diferenciar os conceitos de tecnologia e tecnologia da informação e comunicação e verificar seu progresso na história da humanidade.
Esse trabalho é importante para a nossa formação e conseguimos através das aulas, da leitura dos livros da unidade temática de aprendizagem e da interaçãoentre os alunos, tutores e professores desenvolver um estudo abrangente sobre os recursos tecnológicos utilizados na educação, onde percebemos o paradoxo de realidades existentes nas escolas públicas e privadas.
Em termos práticos essa produção de aprendizagem nos prepara para enfrentarmos um mundo tecnológico, contribuindo para a nossa percepção do que nos aguarda na realidade escolar.
Elatambém nos dá base para perceber que agora somos pesquisadores e que teremos condições de tentar mudar essa realidade.
Por meio de pesquisas na Internet, leitura dos livros e artigos propostos pelos professores, aulas práticas em sala de aula com pesquisa de campo na EMEF Maria Amélia Ribas Campilongo em Peruíbe e na EMEF Profª Filomena Dias Apelian na cidade de Itanhaém, pesquisa de campo noColégio Integração Saber pudemos construir nossa PA percebendo as diferenças entre a escola pública e privada.
Você encontrará o nosso relato sobre quais são os recursos tecnológicos existentes nas escolas que visitamos, sobre a forma como o professor faz uso desses instrumentos na sua prática e como os utiliza na avaliação escolar do aluno.
O contato real através do estágio com os professores,alunos, diretores, coordenadores, professores de apoio de salas ambientes e alunos com necessidades especiais possibilitaram a observação de algumas dificuldades que os professores enfrentam e como estes lidam com a tarefa de trabalhar de acordo, tanto com a falta de estrutura familiar e profissional, como com a carência de materiais apropriados para a exigência de um mundo globalizado, onde os alunossentem-se desmotivados por uma escola que apesar das propagandas governamentais de avanços na área educacional ainda possui uma estrutura arcaica de ensino e avaliação.
Discorreremos sobre os conceitos de tecnologia, sua história e avanços.
Com base nas aulas práticas elucidamos sobre como observamos a utilização dos recursos tecnológicos como material didático nas instituições visitadas esobre novas possibilidades pesquisadas, bem como pode se associar as tecnologias à avaliação.
Como alunos de EAD sabemos a importãncia de aprender a aprender e esperamos contribuir para que quem leia esse trabalho tenha mais conhecimentos sobre as tecnologias e sua utilização na prática pedagógica tanto em instituições públicas e ou privadas.

AS TECNOLOGIAS E RECURSOS EDUCACIONAIS NA PRÁTICA...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tecnologia na Educação
  • Tecnologia na educação
  • tecnologia e educacao
  • Tecnologia na educação
  • Tecnologias da educação
  • Tecnologia na educação
  • tecnologia na educação
  • Tecnologia na educacao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!