As tecnologias como recursos na escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4250 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL AQUARELA

Maria Edenilza de Sousa Aguiar Gurgel1

Resumo
Este artigo mostra a importância da brincadeira infantil como ferramenta no desenvolvimento do aprendizado da criança, tendo em vista a comunidade escolar com um novo olhar para o brincar na educação infantil. Essa pesquisa apresenta uma nova perspectiva sobre aludicidade no âmbito escolar mediante pesquisa bibliográfica e realização de um projeto de intervenção no Centro Municipal de Educação Infantil Aquarela na cidade de Guaraí. Oliveira (1989), Piaget (1979), Vygotsky (1991), são alguns referenciais teóricos que fundamentam este trabalho. O projeto foi desenvolvido a partir de observação e constatação da quantidade de material lúdico insuficiente do tipo(brinquedos) que não atendia a demanda escolar, sabido que o lúdico como brinquedos é importante na primeira fase da inserção da criança na escola. No desenvolvimento do projeto foram realizadas ações envolvendo a comunidade escolar docente e discente e pais de alunos com o objetivo de envolvê-los na importância da fabricação, conquista e conservação dos mesmos, com a aplicação do projeto percebeu-seque as atividades lúdicas passaram a ser observadas com mais respeito e importância frente à aprendizagem das crianças. Pois a partir do brinquedo, exercitaram suas potencialidades, e adquiriram novos conhecimentos, desenvolveram a sociabilidade gerando dessa forma o desenvolvimento intelectual, social e emocional.
Palavras-chave: Lúdico, Educação Infantil, Comunidade escolar, Brinquedos.
1.INTRODUÇÃO
Esse artigo de relato de Experiência aborda o desenvolvimento de um projeto de intervenção aplicado no ano de 2012 no Centro de Municipal de Educação Infantil Aquarela, na cidade de Guaraí. A escola está localizada na Rua da Liberdade esquina com Avenida Paulista no Setor Alvorada II nº 2679, Fone: (63)3464-4525 sendo o primeiro Centro de Educação Infantil da cidade e conta com 31funcionários: 01 diretora; 01 secretária geral; 03 coordenadoras; 12 professores; 04 merendeiras; 07 ASG; 03 vigias noturnos e 127 alunos matriculados. 90% da equipe de docentes são formados e pós-graduados os outros 10% possuem Magistério e estão todos modulados na área de formação.
Em grande parte das sociedades contemporânea, a infância é marcada pelo brincar, que faz parte de práticas culturaistípicas, mesmo percebendo que sua prática esteja reduzida no meio educacional e social.
A concepção de educação que envolve o aluno enquanto ser histórico e social são adotados neste estudo a fim de consolidar uma concepção que confirma a teoria VIGOTSKIANA de aprendizagem, pois foi a partir deste estudioso que o conceito de brincar e brinquedo se propõem com mais propriedades na educação. Épautando-se, sobretudo em Vigotsky que este trabalho se estrutura diante de suas teorias e afirmações que possibilitam um melhor entendimento sobre o mundo do brincar, em suas raízes mais profundas enquanto fator necessário para o desenvolvimento da criança.
A brincadeira é consagrada como atividade essencial ao desenvolvimento infantil. Historicamente, ela como lúdico sempre esteve presente. Analisandoesta realidade e percebendo que algumas brincadeiras acontecia a contento por falta de brinquedos e novos desafios desenvolveu-se um projeto de intervenção com o intuito de envolver a comunidade escolar na construção de brinquedos e brincadeiras resgatando o tradicional e o artesanal além de mobilizar a sociedade local a ser solidária com as crianças do CMEIA possibilitando um novo olhar parao brincar na educação infantil, pois sabemos que a brincadeira é cada vez mais vista como atividade que, além de promover o desenvolvimento global das crianças incentiva a interação, e a formação do cidadão crítico e reflexivo. Para conscientização dos mesmos foram realizadas reuniões e palestra com as famílias, sociedade local e corpo docente desta unidade escolar.
ESCOLA X PROFESSOR X...
tracking img