As sementes do reino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1150 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUPRIMENTO PARA A CÉLULA - Semana de 24 a 02 de Março de 2013
TEMA: AS SEMENTES DO REINO – Mateus 13.1-23
SUGESTÃO DE QUEBRA-GELO: Rodízio de Livros da Bíblica: Cada pessoa deve falar um livro da Bíblia até completar toda a sequência! (Pode colar)
LOUVOR E ADORAÇÃO: Todo ser que respira louve ao Senhor!! Vamos louvar àquele que vive e reina! (Lembre-se de fazer cópia dos cânticos)CONFISSÃO DA PALAVRA: Salmo 119.98-100
EDIFICAÇÃO: Mateus é um livro que trata a respeito do reino. Mateus mostra Jesus como Messias prometido que veio para estabelecer o seu reino na terra. Portanto, ao ler o evangelho de Mateus temos que ter em mente o reino. O que é o reino? No Evangelho de Mateus encontramos sete parábolas sobre o reino. E na maioria delas nós vamos encontrar a expressão:“Porque o reino dos céus é semelhante a alguma coisa...” O reino dos céus tem três aspectos:
a) A aparência do reino: O que é a aparência? A aparência é a sua esfera? Hoje estamos aqui no mundo. Existem milhões de pessoas que se dizem cristãs. Todavia, não significa que elas são salvas. Há muita coisa que tem aparência do reino. Mas não tem a realidade do reino de Deus.
b) A realidade do reino: O queé a realidade do reino? É quando você nasce de novo e o reino de Deus entrar dentro de você. E você começa a praticar os princípios de Mateus 5, 6 e 7. Esses textos falam da realidade do reino. Então o reino dos céus tem uma aparência exterior, mas tem uma realidade interior.
c) O aspecto futuro: O reino dos céus tem o aspecto futuro que é o reino milenar quando o Senhor Jesus reinará e nósreinaremos com ele durante esses 1000 anos. Essa será a recompensa dos vencedores!
O verso três começa dizendo que o semeador saiu a semear. Vamos começar vendo o que é essa semente que está sendo semeada:
F.T.: Em primeiro lugar...
I – A SEMENTE É A PALAVRA DE DEUS: (Vv 19-23)
1.1. Do verso 19 ao verso 23 nós encontramos várias referências falando que a semente é a Palavra de Deus. Entãoesse é o primeiro significado. O semeador é aquele que espalha a semente e a semente é a Palavra do Senhor.
1.2. Portanto, tudo o que Deus faz na vida de um homem ele o faz pela sua própria palavra. O novo nascimento é pela Palavra! Você é feito filho de Deus pela palavra.
a) A salvação vem pela Palavra: I Coríntios 1.21 , I Pedro 1.23 b) A fé vem pela Palavra: Romanos 10.17
c) Atransformação vem pela Palavra: Romanos 12.2 d) A santificação vem pela Palavra: João 17.17
e) A pureza do jovem é alcançada pela Palavra: Salmo 119.9 ; Salmo 119.11.
• Por isso, nós temos que pregar a Palavra, temos que ensinar a Palavra e temos que ouvir a Palavra, Temos que viver a Palavra de Deus. Se você viesse a reunião e você não ouvisse nenhuma palavra você não poderia sertransformado.
• Quando você entende isso, você valoriza muito mais a Palavra de Deus! Ame a Palavra de Deus! Que você possa dizer como o Salmista no Salmo 119:97 “ Oh, quanto amo a tua lei! É a minha meditação, todo o dia!”.
F.T.: Em segundo lugar...
II – A SEMENTE É O SENHOR JESUS:
2.1. Em primeiro lugar a semente é A PALAVRA DE DEUS. Todavia, a semente também é o próprio Senhor Jesus.Por quê? porque em João 1.1 está escrito: “No princípio era o Verbo, o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus”
2.2. Então, Jesus é a Palavra encarnada. E se ele é a Palavra também é a semente de Deus lançada no coração dos homens. E nós podemos entender isso melhor no diálogo de Jesus com discípulos, onde ele afirma que a sua vida é a semente que precisa ser semeada: João 12.23
2.3.Observe que Jesus tinha a consciência clara de que ele era o grão de trigo que deveria morrer para trazer vida a humanidade. Ir para cruz era uma semeadura. O novo nascimento é quando a semente de Deus que é Cristo através do Espírito Santo vem morar dentro de nós.
• O que significa ter a vida eterna? Significa que eu tenho a semente de Deus dentro de mim! 1 João 3.9.
• E, aqui, João...
tracking img