As Relações Públicas No Âmbito da Comunicação Organizacional Voltado à Microempresa: O Caso da Cerama

3966 palavras 16 páginas
As Relações Públicas No Âmbito da Comunicação Organizacional Voltado à Microempresa: O Caso da Cerama1

Lays de Lima ALPINO2
Kermesson Carlos do Nascimento MAGALHÃES3
Sandra Nunes LEITE4
Universidade Federal de Alagoas, Maceió, AL

RESUMO

O presente artigo trata de um plano de comunicação voltado à microempresa alagoana de artigos industriais e metalúrgicos Cerama, que foi construído com base nas pesquisas de campo no ambiente organizacional, com o objetivo de propor melhorarias na comunicação entre a microempresa e seus públicos. Foram diagnosticados os pontos positivos e negativos e apresentadas ações de intervenção, visando a consolidação da imagem institucional e contribuindo para o seu desenvolvimento.

PALAVRAS-CHAVE: Comunicação Organizacional, Relações Públicas, Microempresas.

Como toda e qualquer organização, as microempresas necessitam manter uma dinâmica com o mercado e expandir informações em relação as suas disposições perante a sociedade e serviços. Apesar de sua importância para a economia, existe fatores que as impossibilitam manter um contato mais direcionado com seus públicos.
O trabalho das Relações Públicas no âmbito da comunicação organizacional é indispensável por ser responsável pelo gerenciamento de funções que moldam e implementam ações de mediação entre os interesses sociais, políticos e econômicos capazes de influenciar no desenvolvimento da organização.
Diante da proposta de estabelecer um plano de comunicação organizacional dentro da Cerama, os estudos de Kunsch (2002) e Tavares (2009) foram indispensáveis para firmar ações de intervenção correspondentes a realidade da microempresa.
Para a construção da pesquisa foram levados em consideração fatores que condizem a todo e qualquer tipo de comunicação existente na empresa. Além das análises dentro do ambiente organizacional, os depoimentos dos colaboradores contribuíram significativamente para a elaboração de um diagnóstico, que relata a atual situação da

Relacionados