As relações interpessoais no contexto escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4150 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO CONTEXTO ESCOLAR

Andréa Azevedo de Oliveira[1]
Lazara Abadia da Silva de Menezes[2]
Thaís Parreira de Freitas Oliveira[3]
Valéria Aparecida de Lima[4]

RESUMO: O presente estudo se insere no campo da Educação, referindo-se à gestão escolar, a importância para a mesma da comunicação e a influência positiva nas relações interpessoais; tem a finalidade deidentificar e analisar a percepção da gestão escolar, de forma democrática e participativa, e dos docentes quanto às relações interpessoais no contexto escolar e sua interferência no trabalho coletivo. A instituição escolar ao propor uma prática democrática promove o desenvolvimento da participação de todos os profissionais envolvidos e realça o diálogo, revelando a abertura da escola para a comunidade,um espaço social oportunizando a todos a vez e a voz, onde possam opinar, sugerir, manifestando com liberdade. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica, comparando as visões de DALMÁS (1997); FERREIRA E AGUIAR (2000); FERREIRA (1998); FREIRE (2007); HORA (2001); e VEIGA (1997); que trouxeram relevância para o estudo em coerência com a práxis das graduandas em Pedagogia, autoras deste estudo. Asprincipais conclusões mostraram que a gestão escolar democrática e participativa tornou-se mais abrangente atendendo à realização das áreas administrativa e pedagógica. Evidencia-se que, atualmente, o envolvimento com responsabilidade dos profissionais da educação compromete-se com a qualidade do ensino que todos desejam. E, assim, o caminho para uma administração democrática e participativa é umhorizonte a ser buscado, de modo a atingir necessidades reais do ensino.

Palavras-chave: Gestão Escolar. Democratização. Planejamento Participativo.

INTRODUÇÃO
A área de estudo para o desenvolvimento do artigo é a Gestão Escolar, intitulado “As relações interpessoais no contexto escolar”, pois espera-se de todos os membros da comunidade escolar responsabilidades e um envolvimentosignificativo na ação educativa, que se posicionarão dentro de uma estrutura humana e organizacional para desenvolver um processo de acompanhamento, planejamento, implementação e avaliação de projetos que se comprometem com decisões e ações no processo histórico escolar.
A organização escolar dispõe das estruturas administrativas e pedagógicas. A administração administrativa apresenta osequipamentos e materiais didáticos, mobiliário, distribuição das dependências escolares e espaços livres, cores, limpezas e saneamento básico. Uma estrutura administrativa da escola, adequada à realização de objetivos educacionais, de acordo com os interesses da população, deve prever mecanismos que estimulem a participação de todos no processo de decisão. As informações obtidas com o estudo fazemnecessárias para absorver as soluções propostas para promover a viabilidade de realizar uma gestão democrática permeada por transformações reais no contexto educacional.
Dentro deste contexto, a gestão escolar está associada ao fortalecimento da democratização do processo pedagógico, à participação e ao compromisso coletivo para que se efetivem resultados significativos. Portanto, cada membro terásua responsabilidade e compromisso com o que lhe é de direito desenvolver.

A GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA
A instituição escolar, como unidade social, ímpar, única, possui formas de organização e funcionamento com peculiaridades próprias, construídas em sua trajetória histórica na busca de sua identidade escolar e pretende a construção de um sistema de ensino em que possa constituir emfator de mudança social dentro do limite institucional social que possui.
A educação como apropriação da cultura humana e a escola como instituição que provê a educação sistematizada difere da administração capitalista que busca a lucratividade, enquanto a administração escolar busca mudanças significativas nas relações de poder em todas as áreas de ação política, tornando os processos...
tracking img