As relações afetivas através das cantigas de roda.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (633 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
As relações afetivas através das cantigas de roda.

Justificativa:

No passado as cantigas populares eram aprendidas com amigos e familiares, transmitidas oralmente dos mais velhos para osmais novos. Elas embalavam as brincadeiras das crianças e estreitavam os vínculos entre elas.
Hoje em dia essa cultura não é difundida, por isso o papel da escola em ensinar essas cantigas comouma forma do brincar, para os alunos é fundamental e uma forma de inserção social.
Tomando brincadeira enquanto fato social como Brougére: “Brincar não é uma dinâmica interna do indivíduo, masuma atividade dotada de significação social que , como outras, necessita de aprendizagem.” (1998 p. 20), assim justificando o papel tão importante da escola de dar subsídios para criança manifestar econstruir sua cultura lúdica.

Mesmo porque as cantigas são ótimas oportunidades de se trabalhar de forma prazerosa a afetividade e a socialização no grupo. Desenvolvendo também o senso deorganização coletiva por meio da roda e o senso rítmico pela música e pelo movimento corporal que ela cria.
As cantigas de roda favorecem a relação da criança com o outro sendo permeada sempre pelaafetividade.

Segundo Leite e Tassoni (2000, p.5), A afetividade, por sua vez, tem uma concepção mais ampla, envolvendo uma gama maior de manifestações, englobando sentimentos (origempsicológica) e emoções (origem biológica). A afetividade corresponde a um período mais tardio na evolução da criança, quando surgem os elementos simbólicos. Segundo Wallon, é com o aparecimento destes queocorre a transformação das emoções em sentimentos. A possibilidade de representação, que conseqüentemente implica na transferência para o plano mental, confere aos sentimentos uma certa durabilidadee moderação.

Sendo assim essa proposta vem para oportunizar um trabalho desenvolvido com um olhar para aprendizagem que favorece o desenvolvimento da afetividade entre os pares.
Onde...
tracking img