As regras do método sociológico - durkheim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (870 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Aron, Raymond. As Etapas do Pensamento Sociológico, 5.ed. 2000
Resenha do capitulo de Émile Durkheim referente a obra “As regras do método sociológico”

Nesta obra Durkheim explica a teoria decomo se deve estudar um fenômeno social para se chegar a uma compreensão objetiva e racional.
Existe uma semelhança do método utilizado nas obras de Durkheim, onde, esse método é dividido em trêsfases, sendo elas, uma definição do fenômeno, a refutação das interpretações anteriores e por fim uma explicação propriamente sociológica do fenômeno considerado. As interpretações de Durkheim sãoindividualistas e racionais, nas três obras, a explicação a que se chega é essencialmente sociológica, e logicamente cada assunto abordado tem um sentido diferente.
A sociologia é o estudo dos fatosessencialmente sociais, e a explicação desses fatos de maneira sociológica. As regras do método sociológico representa a formulação abstrata dos dois primeiros livros, Da divisão do trabalho social e Osuicídio. A concepção da sociologia de Durkheim se baseia na teoria do fato social, Seu objetivo é demonstrar que pode e deve existir uma sociologia objetiva e científica, tendo como objeto o fatosocial, esse objeto deve ser especifico, e que possa ser observado e explicado. É preciso considerar os fatos sociais como coisas, isto é, livrar-se de pré-noções e preconceitos, que de fato é o queatrapalha na observação de um fato social. a característica do fato social é que ele exerce uma coerção sobre os indivíduos. Ao considerar um fato social como coisa, gera uma crítica da economiapolitica, referente, a conceitos como o de valor, porém, segundo Durkheim todos esses métodos compartilham o mesmo defeito fundamental de querer compreender os fenômenos sociais a partir de significados, enão de um estudo objetivo e científico.
O Fato social é toda maneira de fazer, suscetível de exercer uma coerção externa sobre o indivíduo, ou seja, qualquer fenômeno social, que a partir de toda...
tracking img