AS REFORMAS DE FRANCISCO CAMPOS( 1931) E GUSTAVO CAPANEMA (1942)

1933 palavras 8 páginas
TRABALHO SOBRE AS REFORMAS DE
FRANCISCO CAMPOS( 1931) E GUSTAVO CAPANEMA (1942) Orientações:
1. Este trabalho poderá ser realizado em grupo de até 04 pessoas ou individualmente;
2. Em caso de cópia, de trechos ou integral, este trabalho nãos será corrigido;
3. É de responsabilidade do(s) aluno(s) estudar previamente todo o material postado;
4. Cuide do seu texto.
Atividade:
1. Descreva a conjuntura do Brasil no tempo de cada uma das reformas. Caracterize o período conformo a sua organização política, social e econômica. (Texto dissertativo).
2. Faça um quadro comparando e informando as principais características dos três momentos:
a. Educação antes das Reformas;
b. Reforma Francisco Campos;
c. Reforma Gustavo Capanema;
3. Explique como as Reformas da Educação se associavam às mudanças do Brasil a partir da Revolução de 30 e ao Nacionalismo e ao Autoritarismo do Período Vargas.
4. Como era a Escola proposta por cada uma das Reformas? O que elas objetivavam ensinar? Que tipo de aluno buscava formar? Como se organizavam as diversas faixas etárias? Como ficou o Ensino Secundário e Universitário?
5. Como se pensou a implantação de um Ensino Profissionalizante no Brasil? Quais eram as parcerias? A quem interessava um aluno - profissional?

1-Descreva a conjuntura do Brasil no tempo de cada uma das reformas. Caracterize o período conformo a sua organização política, social e econômica.

A década de 30 no Brasil é marcada por diversos fatos importantes com relação à política, à economia e também à educação. Instala-se a partir de 1930 o Governo de Getúlio Vargas o qual permaneceu no poder durante 15 anos. Vargas, um político centralizador, tem seu governo alicerçado nos três pilares básicos da sociedade: saúde, educação e trabalho.
Temos nesse período um Brasil cujo protecionismo econômico frente ao nosso principal produto – o café, se deu a ponto do governo comprar o café e queimá-lo visando garantir

Relacionados