As queimadas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1047 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceito
As queimadas ainda são o meio mais utilizado na preparação de terras à instalação de pasto ou agricultura, principalmente devido a seu custo ser baixo. é um método muito praticado mas que pode provocar diversos prejuízos a proprietários de terras e a sociedade. quando utilizado próximo a áreas de florestas e em períodos de seca (como acontece na maioria das vezes) o fogo pode invadir afloresta, destruindo as árvores e outras plantas, matando os animais que nela habitam provocando um prejuízo incalculável. 

é importante ressaltar que uma vez queimada, a floresta torna-se ainda mais propícia a sofrer um outro incêndio (mecanismo de retroalimentação positiva), tornando ainda mais difícil sua regeneração. portanto, a melhor medida a ser tomada é definitivamente a prevenção dofogo.

Causas
As queimadas configuram além de incômodo e prejuízo para a saúde de muitos um crime ambiental. Uma grande quantidade de nosso verde já foi e vem sido consumido pelo fogo. Um exemplo é a Serra da Canastra, onde praticamente todo ano ocorrem incêndios. A maioria é causada por tocos de cigarro e latinhas jogadas no mato.As queimadas são mais freqüentes em áreas rurais que praticamtécnicas rudimentares de preparo da terra, quando existe uma área na qual se pretende cultivar, o pequeno produtor queima a vegetação para limpar o local e preparar o solo, esse recurso não requer investimentos financeiros.

Do ponto de vista agrícola, o ato de queimar áreas para o desenvolvimento da agricultura é uma ação totalmente negativa, uma vez que o solo perde nutrientes, além deexterminar todos os microrganismos presentes no mesmo que garante a fertilidade, dessa forma, a fina camada da superfície fica empobrecida e ao decorrer de consecutivos plantios a situação se agrava gradativamente resultando na infertilidade.
Em Uberaba acontecem diversas queimadas diariamente, com a chegada do inverno aumenta o número de casos. Dentro da cidade, a fumaça produzida causa intoxicações,alergias e outros males, suja as roupas nos varais e as cinzas adentram as residências. Sofás velhos, eletro-domésticos estragados, restos de comida, animais mortos são combustível para as chamas colocarem em risco as linhas de distribuição e transmissão de energia elétrica. 

Outro risco é o fogo se espalhar até outras casas, como já aconteceu. No campo e nas beiradas da rodovia, se não sãotomadas as precauções cabíveis, o fogo pode se alastrar e a fumaça dificultar a visibilidade dos motoristas. Uma lei pouco respeitada é a que proibe as queimadas numa faixa de 15 metros de cada lado de rodovias federais e estaduais e também de ferrovias.
A prática das queimadas é muito utilizada até os dias de hoje, acarretando aos sistemas ecológicos e diversos tipos de agricultura resultadosnegativos.
É importante ressaltar que existe diferença entre queimada e incêndio. Incêndio é uma queimada sem controle. Na Amazônia, por exemplo, em sua produção agrícola necessita desmatar e queimar a floresta para que seje gerado uma nova área de plantio, porém se esta queimada não for controlada poderá ocasionar um incêndio de grandes proporções.

Os efeitos das queimadas
Ao realizar aqueimada ocorre a degradação do solo, alterando características físicas, químicas e biológicas de todo o ecossistema.
O empobrecimento do solo causado pela eliminação dos microorganismos essenciais para a fertilização através da queimada, altera os nutrientes, como o cálcio, enxofre e potássio. Esta também deixa o solo desprotegido uma vez que árvores, arbustos e outros tipos de vegetação foramdestruídos.
Outros pontos que sofrem muito em conseqüência da queimada são o ciclo do carbono e o ciclo hidrológico.
No ciclo hidrológico ocorre a precipitação (chuva) como conseqüência da evaporação das águas dos oceanos. Parte dessa água é captada pela vegetação e a outra é absorvida pelo solo, onde tem destino ao lençol freático, mas a queimada deixa o solo ressecado impedindo este processo de...
tracking img