As psicologias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1070 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB CAMPUS VII
DISCIPLINA: PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
DOCENTE: GILBERTO LIMA
DISCENTE: LUARA MACEDO DOS SANTOS MIRANDA

PSICOLOGIAS – UMA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA PSICOLOGIA
Autores: ANA M. BAHIA BOCK; ODAIR FURTADO e MARIA DE LOURDES TRASSI TEIXEIRA






Senhor do Bonfim, Ba.
22 de Outubro de 2011.
TEXTO:
A PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS(BOCK, Ana M.B.; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de L.T. PSICOLOGIAS – UMA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA PSICOLOGIA. São Paulo, Saraiva; 1999. Capítulo 1)
Ideias principais do texto
I. De acordo com o texto, existe uma chamada “Psicologia do Senso Comum”, que seria a psicologia utilizada pelas pessoas em geral , lhes dando subsídio para explicar e entender seus problemas cotidianos de umponto de vista psicológico. O senso comum, por sua vez, poderia ser definido grosso modo, como um conhecimento intuitivo, espontâneo, de tentativas e erros, percorrendo um caminho que vai do hábito à tradição. Esta, quando já é estabelecida e passa a cada geração; ou seja, o senso comum produz teorias no intuito de facilitar o nosso dia a dia.
II. A ciência é uma atividade reflexiva. Isso querdizer que ela estuda o cotidiano, de uma forma sistemática, com vistas a compreender e até mesmo alterar esse cotidiano.
III. O senso comum toma posse de alguns conhecimentos produzidos pela Psicologia científica, simplificando-os e assim, constroem uma determinada visão de mundo. Isso é feito de certa forma para explicar determinadas situações para as quais o senso comum ainda não conseguedefinir. Esses conhecimentos, no entanto, não são absorvidos totalmente, mas a ideia não deixa de ser entendida.
IV. O homem possui várias formas de conhecimento para descobrir e interpretar a realidade, a exemplo da Arte, Religião, Filosofia Ciência e Senso Comum. Isso se deve à necessidade que existiu de o homem dominar a natureza em seu próprio proveito, exigência acarretada pelodesenvolvimento da humanidade.
V. Os conhecimentos da ciência devem ser obtidos de forma que permita a verificação de sua validade, a reprodução da experiência, para que o saber possa ser transmitido e desenvolvido. Dessa forma, o conhecimento deve ser construído de forma sistemática, possibilitando que outros possam saber a base sobre a qual este foi construído.
VI. A Psicologia Científica podeser assim denominada por conter linguagem rigorosa, métodos e técnicas de estudo específicas, processo cumulativo de conhecimento e objetividade. A caracterização da Psicologia como ciência, no entanto, pode ser questionada pelo fato da dificuldade de uma definição clara de seu objeto de estudo. Os autores postulam que não existe uma psicologia, mas ciências psicológicas em formação.
VII. APsicologia contribui para a compreensão da totalidade da vida humana através do estudo da subjetividade, sendo esta o conjunto de expressões do homem, ou seja, seu comportamento, sentimentos e ações. A subjetividade é construída internamente pelo sujeito a partir de suas relações sociais, de suas vivências e de sua constituição biológica. A Psicologia, ao estudar a subjetividade, tenta compreendera produção de novos modos de ser.
VIII. A subjetividade não cessa de se modificar, isso se dá porque as experiências que o homem vive sempre trazem novos elementos para renová-la. Percebemos isso ao ver que incessantemente mudamos nossas vontades, nossas formas de pensar e de ver o mundo.
IX. O Misticismo foi durante certo tempo confundido com a Psicologia. No entanto, existe uma grandedisparidade entre os dois. Os conhecimentos do Misticismo, por exemplo, não são construídos no Campo da ciência, a partir do método e dos princípios científicos além de estarem em oposição aos princípios da Psicologia, visto que para esta, o homem é um ser autônomo, que se desenvolve a partir de suas relações e não possui destino pronto, ou seja, constrói seu futuro ao agir sobre o mundo....
tracking img