As principais mudanças ocorridas nos modelos de administração/ gestão dos anos 70 até a década de 2000.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6494 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
As principais mudanças ocorridas nos modelos de administração/ gestão dos anos 70 até a década de 2000.

Curso: Pós-Graduação – Gestão Educacional
Gestão Educacional
Orientador: Luis Cláudio Dallier

Resumo
O propósito deste artigo foi analisar aspectos da trajetória dos modelos de administração/gestão como objeto de estudo o papel do diretor de escola, tendo como foco na década de 1970até a década de 2000. São retomadas algumas teorias administrativas identificando o papel atribuído ao diretor de escola na década de 1970 a partir da análise de alguns livros referentes a este tema, contrapondo e comparando ao papel que lhe é atribuído na atualidade, especialmente a partir da década de 1990, onde o termo administração foi substituído pelo termo gestão. Para contrapor os dadoscolhidos sobre o papel do diretor na Administração Escolar na referida década ao momento atual, são analisados textos referentes à Administração Escolar contemporânea, enfatizando os principais tipos de lideranças existentes em uma instituição de ensino e a importância da gestão democrático-participativa para o bom funcionamento da mesma. O estudo é de natureza qualitativa e a metodologia utilizada é aAnálise de Conteúdo.
Palavras-chave: papel do diretor de escola; gestão participativa; poder.

Introdução

Este artigo nasceu de um projeto de pesquisa que tinha como objetivo fundamental o estudo sobre o papel do diretor de escola da década de 70 até a década de 2000.
Neste trabalho, o interesse é aprofundar estudos sobre o papel do diretor nas mudanças das políticas deeducação, a partir da década de 70 até a atualidade, pois como futuro gestor educacional preciso compreender as especialidades atuais, deste profissional, e analisar sua esfera de atuação. Com base nesses estudos, procurar situar o papel do gestor escolar diante das possibilidades de se realizar uma gestão democrática que articule a proposta e a ação.
Para dar ênfase no papel do diretor da escola esua importância fundamental na organização e funcionamento da instituição escolar, em todos os seus aspectos físicos, sócio-políticos, relacionais, materiais, financeiros e pedagógicos, é necessário retomar algumas teorias administrativas e identificar o papel do diretor/ gestor de escola na década de 1970, assim como contrapor o papel do diretor/ gestor ao momento atual, enfocando assim asprincipais mudanças ocorridas nos modelos de administração/ gestão.
Já é lugar comum a afirmação de que vivemos uma época de mudanças, porém uma das mudanças mais significativas que se pode registrar é o modo como enxergamos a realidade e de como dela participamos, estabelecendo assim sua construção. Observamos no geral, em todos os segmentos da sociedade, que o desenvolvimento da consciência deque o autoritarismo, o conservadorismo, a centralização, a fragmentação estão ultrapassados. Essa mudança é sinalizada por uma tendência à adoção de concepções e práticas interativas, participativas e globais. Em meio a essa mudança a escola, como a própria sociedade em que vivemos, cobra que desenvolvamos essa consciência.
Libâneo (2003, p. 335), define a função do diretor como:[...] o diretor coordena, mobiliza, motiva, lidera, delega aos membros da equipe escolar, conforme suas atribuições específicas, as responsabilidades, decorrentes das decisões, acompanha o desenvolvimento das ações, presta contas e submete à avaliação da equipe e o desenvolvimento das decisões tomadas coletivamente.

Segundo Alonso (1976, p. 169), é o diretor, o “executivo”principal do sistema escolar, aquele de quem depende o êxito de todas as decisões tomadas na Escola e, por isso, tem que ser considerado como o autor essencial do “processo de tomada de decisões”.
Afirmando assim, que o diretor de escola ocupa desta maneira um posição estratégica em relação aos diversos grupos existentes do sistema escolar, favorecendo a sua condição de liderança...
tracking img