As principais ideias paulo freire

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (375 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A principal ideia do texto é: fazer com que pensemos certo, é fazer com que façamos o certo e termos segurança na nossa argumentação, ou seja, saber discordar do seu oponente sem ser contra ele. EPaulo Freire nos mostra que também temos que aceitar o novo como base de renovação e aprendizado e nunca recusar o velho, mas sim aprimorá-lo como conjunto de conhecimento, pois o velho tem suasqualidades e suas funções e é apenas uma forma de progresso.

Resumo
Ensinar exige risco, aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de discriminação
Segundo Paulo Freire mesmo que pensamos o certocorremos determinado risco, aceitar o novo como base de renovação e aprendizado e nunca recusar o velho mas aprimorá-lo como conjunto de conhecimento novo.
Saber lidar com a rejeição e tomardecisão com determinada discriminação, seja ela de cor, raça, jeito de ser ou até mesmo o modo de pensar. Nem o que se pensa que é errado é errado, o que é errado para um pode ser certo para o outro. Poiscada um tem seu ponto de vista e seu modo de pensar e todas as opiniões tem que ser respeitadas. Por isso o pensar certo é discutível não se tem uma certeza.

Problema relacionado com o tema
Umaamiga me contou certa vez que quando seu filho entrou na escola a classe dele já estava toda alfabetizada. Ela ficou apavorada pensando na dificuldade que seria para seu filho acompanhar a classe. Elafalou com a professora se não tinha uma cartilha como ela havia aprendido na sua época da escola e suas duas filhas também para ajudar seu filho. A professora falou que tinha um método novo e mostroupara a mãe, a mãe por sua vez não acreditou no método novo, como não havia outra opção aceitou. Mas após um bimestre a mãe foi na reunião e deu depoimento que o seu filho já estava lendo. E estavaconvencida da praticidade do novo método.

São Paulo,17 de setembro de 2012

Ensinar exige risco,aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de discriminação...
tracking img