As principais idéias da escola marxista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (268 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
As Principais Idéias da Escola Marxista

Karl Marx utilizou-se da dialética de Hegel e o materialismo de Feuerbach, realizando assim um exercício sobre as relações humanase as instituições que regulavam as sociedades. As principais idéias dessa Escola foram:
* Valor: baseia-se no tempo de trabalho, na quantidade e qualidade do trabalhoque foi requerido na sua elaboração. 

* Trabalho: o homem é um ser ativo e produtivo. O trabalho é uma mercadoria especial para o capitalismo, que ao invés de sedesvalorizar, gera riqueza.

* Mais-valia: é a diferença entre o que o trabalho do trabalhador gera em valor e o salário que o capitalista paga por ele.

* Luta declasses: as desigualdades provocadas pelas relações de produção que se divide em proprietários e os proletariados.

* Anarquia da produção: sem organização centralizada queaponte para onde deve caminhar a produção dentro da sociedade, gerando com isso crises periódicas.

* Crises do capitalismo: Marx previu que seriam estruturais e cíclicastambém periódicas e uma crise final que seria o acúmulo destas crises e o fim deste modo de produção.

* Fim do capitalismo: os operários eram a maioria e seus direitosdeviam prevalecer. Saíssem às ruas para iniciar uma sociedade equilibrada visando o fim da propriedade privada dos meios de produção e o desenvolvimento pleno do homem.“Até agora os filósofos não fazem senão interpretar o mundo de diversas maneiras, porém, trata-se de transformá-la” Karl Marx

Referências:http://www.brasilescola.com/sociologia/conceitos-marxismo.htm Acessado em: 01/09/11
http://www.slideshare.net/bassoli/karl-marx-453207 - 02/09/11 Acessado em: 02/09/11

Setembro - 2011
tracking img