AS PRINCIPAIS DOENÇAS ENDÊMICAS OCORRENTES NO BRASIL E AS AÇÕES DE CONTROLE

4030 palavras 17 páginas
AS PRINCIPAIS DOENÇAS ENDÊMICAS OCORRENTES NO BRASIL E AS AÇÕES DE CONTROLE

INTRODUÇÃO:

O Brasil se constitui um país com um histórico repleto de surtos endêmicos de doenças que, ao longo do tempo causaram medo e pavor à população, e consequentemente dizimando muitas vidas. A partir daí surge à preocupação dos órgãos de saúde pública no uso de estratégias para combater e prevenir essas doenças, a fim de minimizar os casos e criar barreiras que impeçam a proliferação das doenças endêmicas.
Sabe-se que a endemia ocorre quando uma doença atinge uma área delimitada, ou seja, quando acontece em uma região específica. A epidemia acontece quando uma doença transmissível e infecciosa atinge uma comunidade ou área com grande probabilidade de se espalhar para pessoas de outras regiões. Já a pandemia ocorre quando uma epidemia consegue afetar grandes proporções de pessoas em diversas partes do planeta.
As endemias e epidemias ocorrentes no Brasil e no mundo tem se constituído um grave problema social devido as grandes áreas que continuam sendo afetadas, dizimando milhares de vidas todos os anos. Como exemplos de endemia no Brasil, temos a febre amarela na Amazônia, a Dengue em vários estados brasileiros. No âmbito mundial tem-se a AIDS, a tuberculose, a malária. Sabe-se que a ocorrência dessas epidemias se deve a vários fatores que favorecem a permanência e avanços dessas doenças em determinada região. É bom lembrar que o termo epidemia não trata apenas de doenças infectocontagiosas, mas a qualquer tipo de doença que se manifeste de forma alarmante em uma população. Atualmente as doenças epidêmicas são controladas de forma, mas eficiente, graças às condições sanitárias atuais que evitam a proliferação dos surtos epidêmicos.

O CONTROLE DE ENDEMIAS NO BRASIL E SUA HISTÓRIA

Nota-se que as doenças endêmicas têm causado preocupação aos órgãos de saúde pública há muito tempo. Com o desenvolvimento da microbiologia como Ciência foi possível identificar uma

Relacionados