AS PRINCIPAIS CORRENTES FILOSÓFICAS


Fátima Yoko Ikeda Mattos Mattos




Podemos definir a filosofia como a busca pela essência das coisas e do ser. É a reflexão sobre oconhecimento e sabedoria como forma de ser justo e alcançar a felicidade.
Antes das sociedades conhecerem o termo filosofia, as civilizações buscavam as suas respostas através da religião. No caso dopovo grego seria através dos deuses mitológicos. Toda a razão de existir e agir dos homens eram guiadas pelas vontades dos deuses, assim como o que acontecia na natureza.
No entanto esse quadromudou com a chegada dos pré-socráticos. Estes pensadores foram considerados os primeiros filósofos do Ocidente e utilizavam principalmente da natureza para buscar as respostas para a origem dascoisas. Assim, eram denominados filósofos da natureza.
Estes filósofos se esforçaram bastante para afastar resíduos da religiosidade nas explicações e compreensão do mundo. No entanto eles nãobuscavam uma ruptura definitiva com a religião, mas sim uma forma mais simplista e racional para explicar a origem das coisas.
Esta fase foi encerrada com Sócrates, considerado o mestre entre osfilósofos. Foi ele o responsável pelo surgimento da filosofia voltada para o homem. Era um grande defensor da educação, chegando a contribuir com ensinamentos para a população.
Mesmo não tendoescrito nenhum livro, Sócrates deixou grandes ensinamentos para seus discípulos. Um deles é o fato de que ninguém sabe tudo. Para ele, o homem deve se assumir ignorante para ser considerado um sábio.Quando o indivíduo age desta forma, ele está pronto para conseguir enxergar a verdade sobre as coisas e sobre o seu próprio ser.
Além disso, pregava que o homem deve abandonar todo o conhecimentoque esteja impregnado em sua mente e buscar no mais profundo de seu ser a sabedoria. Somente assim é que o homem poderá ser feliz, deixará de cometer injustiça e não discriminará o próximo. Desta... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 10). As principais correntes filosóficas. TrabalhosFeitos.com. Retirado 10, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/As-Principais-Correntes-Filos%C3%B3ficas/444543.html

MLA

"As principais correntes filosóficas" TrabalhosFeitos.com. 10 2012. 2012. 10 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/As-Principais-Correntes-Filos%C3%B3ficas/444543.html>.

MLA 7

"As principais correntes filosóficas." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 10 2012. Web. 10 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/As-Principais-Correntes-Filos%C3%B3ficas/444543.html>.

CHICAGO

"As principais correntes filosóficas." TrabalhosFeitos.com. 10, 2012. Acessado 10, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/As-Principais-Correntes-Filos%C3%B3ficas/444543.html.