AS PRINCIPAIS ABORDAGENS TEORICAS ATUAIS NA PSICOLOGIA DA EDUCA O

1818 palavras 8 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS
Centro de Ciências Humanas- CCH
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais
Curso: 2º Período Pedagogia
Professor (a): Isabel Simões- Psicologia
Equipe: 08
Daiane Ribeiro
Fabíola Almeida
Helena Rose

AS PRINCIPAIS ABORDAGENS TEÓRICAS ATUAIS NA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Brasília de Minas- MG
Novembro/2014
AS PRINCIPAIS ABORDAGENS TEÓRICAS ATUAIS NA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

É dado o nome de Psicologia da Educação ao segmento de estudos e pesquisas que visam descrever os processos psicológico presentes na educação. Teóricos como Sigmund Freud, Jean Piaget, Burrhus Frederic Skinner, Carl Rogers, Lev Vygotsky e Alexander Luria, são tidos como precursores dos estudos em Psicologia da Educação, a existência da psicologia da educação como uma área de conhecimento e de saberes teóricos e práticos claramente identificáveis, segundo Coll (2004) tem sua origem na crença de que a educação e o ensino podem melhorar sensivelmente com a utilização adequada dos conhecimentos psicológicos.
Seguindo com o raciocínio apresentaremos as principais teorias abordadas hoje na educação.
EPISTEMOLOGIA GENÉTICA
Foi criada por JEAN PIAGET, a teoria da epistemologia Genética é utilizada comumente para designar o que chamamos a teoria do conhecimento. O objetivo da pesquisa de Piaget foi definir, a partir da perspectiva da biologia, como o sujeito passaria de um conhecimento menor anterior para um nível de maior conhecimento O problema que buscou solucionar durante toda a sua vida de pesquisador e que fez dele um teórico e autor conhecido e respeitado mundialmente, foi o da construção do conhecimento pelo sujeito, o que o fez, partindo da biologia, estudar filosofia, epistemologia, lógica, matemática, física, psicologia, entre outras ciências.
A formação inicial de Piaget na biologia influenciou todo o desenvolvimento da sua teoria, primeiramente, na perspectiva dos instrumentos científicos utilizados por ele como comprovadores empíricos,

Relacionados

  • As consequencias psicossomaticas
    23713 palavras | 95 páginas
  • Psicologia
    182503 palavras | 731 páginas