As primeiras esperiencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (273 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
"Seremos os primeiros no hemisfério Sul a ter o laser de teraWatt". A previsão é do físico Nilson Dias Vieira Junior, chefe do Centro de Laser e Aplicações, do Ipen(Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares), sediado no campus da USP da Capital. 

A idéia é desenvolver a tecnologia amplificando um feixe laser com potência de 10gigaWatt até teraWatt. Caso a previsão se confirme, em meados de 2003, o Brasil entrará para o pequeno grupo de países detentores da técnica. 

Os pesquisadores já realizaram, emsetembro, a primeira aplicação do laser de 10 gigawatt em um material metálico. "Notamos que não existiu efeito térmico, ou seja, cortamos o material, utilizando enormequantidade de energia, e não houve aquecimento", explica o cientista. Com isso, será possível aplicar a mesma técnica em tecido humano. 

Baixos custos

Nilson Dias contaque em uma única aplicação do feixe de laser, em curtíssimo período de tempo, haverá uma potência que é aproximadamente dois terços de toda potência elétrica gerada no mundo."Esta tecnologia estará disposta numa mesa de três metros por um e meio, a um custo de aproximadamente um milhão de dólares. Há alguns anos atrás, os poucos países quedetinham esta tecnologia gastaram bilhões nesse tipo de projeto." 

O novo experimento poderá ser aplicado na construção de fontes de Raios-X de dimensões extremamentepequenas. Com isso, produzirá imagens do tecido vivo que poderão ser ampliadas e ajudarão no diagnóstico de enfermidades, inclusive do câncer, com maior precisão e resolução. Além disso, explica o cientista, separará com precisão submicrométrica o material aquecido do tecido biológico sem desnaturar as proteínas, preservando o material sadio. 
tracking img