As primeiras epedições na região Amazônica

2091 palavras 9 páginas
ESCOLA ESTADUAL SENADOR MANOEL SEVERIANO NUNES
ALUNOS:

AS PRIMEIRAS EXPEDIÇÕES NA REGIÃO AMAZÔNICA

Primeiras imagens sobre a Amazônia
No período pré-colombiano não foi apenas a sociedade Inca que floresceu na região que hoje denominamos Amazônia Internacional ou Pan-Amazônia. Os relatos resultantes das expedições europeias, realizadas nos séculos XVI e XVII, referem-se a grandes áreas povoadas, principalmente nas regiões de várzea da calha do rio Amazonas.
A primeira expedição europeia a navegar todo o rio Amazonas foi comandada por Francisco de Orellana, em 1542, e seu cronista foi o frei Gaspar de Carvajal; que registrou em suas crônicas a existência de enormes áreas povoadas às margens do grande rio. Segundo os seus registros, as regiões habitadas eram incrivelmente extensas.
Perseguindo esse objetivo, iniciaremos nossa viagem pela Amazônia pré-colonial e colonial (já que utilizaremos relatos do século XVI, que dão conta dos primeiros contatos entre nativos e europeus e relatos do século XVII, quando os contatos se dão a partir de uma anunciação prévia do que um representa para o outro), utilizando os relatos das expedições espanholas e portuguesas que percorreram essa região.

A primeira expedição a ser analisada é a de Alonso Mercadillo -1538
A expedição saiu do Distrito de Huánuco, no Peru, com 185 homens a pé e a cavalo; entre seus membros encontravam-se ferreiros e carpinteiros, para construir barcos adequados às necessidades da viagem. Desse Distrito, a expedição seguiu o curso do rio Huallaga, tendo continuado pelo rio Marañón, até então inexplorado. No baixo curso do rio Huallaga, a expedição encontrou a região de Maina, estendendo-se ao norte e incluindo todo o leque de formadores do Amazonas, compreendido entre o rio Javari e o rio Putumaio-lçá. A essa altura da expedição Mercadillo enviou alguns espanhóis com guias locais para observar a região; os relatos não deixam claro qual o trajeto percorrido por

Relacionados