As primeiras civilizaçoes da américa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1520 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES DA AMÉRlCA
1. A OCUPAÇÃO DA AMÉRICA

Muito antes da chegada de Cristóvão Colombo, a América já era ocupada por vários povos que viviam de variadas formas que iam da organização tribal, como os povos que habitavam a região onde hoje é o Brasil, até vastos impérios, como era o caso dos incas e dos astecas, que se localizavam na região conhecida como Meso-América. Muitasdessas civilizações desapareceram em consequência da colonização que se iniciou no final do século XV, mas deixaram suas heranças históricas que, até os dias de hoje, marcam o nosso continente.
Os astecas e maias conheciam a escrita e registravam regularmente o seu cotidiano, mas grande parte dos documentos produzidos antes de 1492, que poderiam nos revelar muitos aspectos do seu modo de vida,foi destruida pelos conquistadores. Em seu lugar ficaram os relatos feitos pelos europeus que, em sua grande maioria viam a cultura americana como inferior à europeia. Na atualidade a arqueologia tem feito várias descobertas que peritem elucidar um pouco mais da cultura dos primeiros habitantes da América.

2. OS MAIAS
A sociedade maia se estabeleceu na região que hoje compreende o sul doMéxico, a Guatemala e a Península do Yucatán. Os indícios apontam que por volta de 900 a.C. estavam estabelecidos ali.
Politicamente os maias se organizavam cidades-Estados que se caracterizavam como centros religiosos. As cidades-Estado mais importantes eram Palenque, Tikal e Cópan.. A base da economia era a agricultura, sobretudo de milho. As práticas agrícolas eram rudimentares, com a utilização deinstrumentos simples e a prática da queimada para limpar o terreno.
A parcela mais numerosa da população era formada por trabalhadores agrícolas, denominados mazehualob. O governo era exercido por um monarca, que tinha vários auxiliares nas funções religiosas, administrativa e militares. A monarquia era hereditária e tinha forte conatação religiosa.
A religião era um traço marcante em toda asociedade maia. Acreditavam que a vida era dirigida pelos deuses, que eram cultuados em grandes templos. A maior parte dos deuses era representada por elementos naturais como o Sol, a chuva ou o vento, mas acreditavam em um deus criador do mundo, que eles chamavam de Hunab. Os maias usavam uma escrita hieroglífica que tinha sinais pictográficos e símbolos que representavam as sílabas. Tinham amploconhecimento de astronomia, que usavam para prever eclipses e observar os movimentos dos astros. Criaram um calendário de 365 dias, dividido em dezoito meses de vinte dias cada um, aos quais se somavam mais cinco dias para completar o ciclo solar. Na matemática, estabeleceram um símbolo para o zero.
A partir do século IX d.C. as cidades do sul começaram a desaparecer enquanto as cidadeslocalizadas ao norte da Península de Yucatán continuaram progredindo até a chegada dos espanhóis, que provocou uma trágica mudança na história daquele povo.

3. OS INCAS

Os incas formaram um vasto império que ocupava a região que hoje corresponde à Bolívia, ao Peru, ao Equador, parte do Chile, chegando até a Argentina. As terras do Império Inca iam dos Andes até a região litorânea.
No início desua formação, organizavam-se em tribos que formavam uma confederação no Vale do Cuzco (Twantsuyu). As disputas com povos vizinhos criaram nos incas o impulso expansionista. Na primeira metade do século XV começou a expansão inca. A justificativa usada para avançar sobre as terras alheias era a de levar aos povos que eles consideravam selvagens uma cultura mais avançada. Ironicamente, no séculoseguinte, os europeus dominaram a América usando o mesmo argumento.
A fim de manter o controle sobre os povos dominados, os incas desenvolveram um eficiente sistema de comunicação entre as várias partes do Império que consistia na construção de uma rede de estradas e na manutenção de postos de informações que eram percorridos por vários mensageiros que passavam a informação de um posto a outro. A...
tracking img