As possibilidads de intervenção do assistente social no atendimento à criança e adolescente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (884 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 5
REFERÊNCIAS 6


1 INTRODUÇÃO
O presente estudo foi elaborado a partir de pesquisa de campo e serviu para mostrar a realidade da Casade Proteção do município de Pirapora, e enfatizar como se dá a atuação do profissional do Assistente Social dentro da Política Pública de assistência e acolhimento à criança e ao adolescente.
Como éplanejada a ação de atendimento em relação a cada usuário da referida Casa de Proteção, as limitações para exercício da profissão nesta instituição e através dos dados colhidos, identificar o projetomais viável a ser executado na mesma com eficácia, para garantir os direitos das crianças e adolescentes nessa área de atuação do profissional de Assistência Social.
2 A ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIALNO ATENDIMENTO A CRIANÇAS E ADOLESCENTES
No ano de 2005 foi implantada no município de Pirapora - MG , a Casa de Proteção Doutor Carlos Martins Tavaresé, que é uma instituição que tem como objetivoprincipal, promover o acolhimento institucional de crianças e adolescentes que é uma das medidas de proteção previstas pelo ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), no art. 101.
Na Casa deProteção em questão, a atuação do Assistente Social se destina primordialmente, promover o retorno das crianças e adolescentes que lá se encontram, ao convívio familiar articulando a rede para que a situaçãode risco e ou vulnerabilidade que originou o acolhimento seja superada.
Para tanto deve -se:
Construir em conjunto com uma equipe interprofissional, o PIA( Plano Individual de Atendimento) dacriança/ adolescente; Realizar estudo social do grupo familiar; Encaminhar relatórios e PIA( Plano Individual de Atendimento) ao Juizado da Infância e da Juventude que irão subsidiar Juízes e Promotores natomada de decisões à cerca da reintegração familiar ou encaminhamento para uma família substituta. Segundo Marlusse Pestana Daher:

"Família substituta é aquela que se propõe trazer para dentro...
tracking img