As possibilidades de intervenção do assistente social no atendimento a criança e adolescente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1135 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO



1 INTRODUÇÃO 4


3 INTERVENÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL 6


4 CONCLUSÃO 8


5 REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO 9































INTRODUÇÃO


Este trabalho tem por objetivo socializar as possibilidades de atuação do Assistente social no atendimento a crianças e adolescentes. O Serviço Social vem ampliando sua área de abrangência,conquistando espaços que vão proporcionando novas possibilidades para a divulgação e efetivação a cerca das políticas sociais. Com o objetivo de expandir os direitos e emancipar a sociedade, o Serviço Social se apresenta como uma profissão voltada para ao atendimento das demandas sociais da população.

Na área da educação o Assistente social através de seu olhar diferenciado, apresenta-se como umaliado dentre os diversos atores institucionais na área educacional na busca por uma educação de qualidade e que possibilite o acesso democrático a ela como também que permita a esse aluno a sua permanência na escola.

Cabe ao assistente social não só diagnosticar, mas propor alternativas para as problemáticas sociais vividas por muitas crianças. Dentre essas problemáticas destacamos a evasãoescolar que se caracteriza hoje como um grande nó a ser desfeito pelos profissionais que atuam na escola. O serviço Social na educação ainda encontra um desafio que é o de construir uma prática de qualidade no meio educacional em favor da igualdade e da justiça social. A escola por sua vez encontra o desafio de contornar a grande demanda por vagas que nem sempre são proporcionais aos númerosdisponíveis na rede pública.

Crianças e Adolescentes vivem em constante divisão de mundo com adultos, tornando assim, membros frágeis e vulneráveis da sociedade onde se deixam dominar pelo mundo da violência, trabalho infantil, prostituição, desprezo, analfabetismo, etc. Notando-se que o trabalho do Assistente Social consiste em programar políticas sociais e executar planos que protejam a sociedade,qual o esforço realizado pelos Assistentes Sociais e instituições públicas e privadas juntamente com o governo para erradicar todos essas controvérsias no mundo dos jovens?

Visando a resposta da pergunta e buscando demonstrar o apoio que é oferecido aos Assistentes Sociais e as crianças, o texto a seguir irá relatar quais instituições abrem espaço para o Assistente Social, o trabalho realizado,ações realizadas pelo governo e legislações para tornar o trabalho do Assistente Social mais viável.

INTERVENÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO ATENDIMENTO A CRIANÇAS E ADOLESCENTES


O Assistente Social visa nas crianças e adolescentes um trabalho sócio-educativo. Sendo uma Política Pública, segundo a Constituição Federal de 1988, a Assistência Social cria ações de atendimento a necessidadesbásicas, incluindo a elas a Educação infantil e a reestruturação da infância em um mundo moderno.

Concretizada como direito de cidadania pela Lei Orgânica da Assistência Social N° 742/93, o (a) Assistência Social tem um papel importante na proteção e defesa a infância e juventude. Papel executado em ONGs, Creches, Conselhos, Instituições e Núcleos. Exemplos disso são Creches Municipais, ConselhosTutelares, Funabem, Fundação Abrinq, entre outros.

Os exercícios designados pelo Assistente Social nesses órgãos são de criarem programas voltados para crianças e adolescentes em pró do desenvolvimento e proteção aos menores. Além disso, criam apoios a famílias de modo a incentivarem a responsabilidade maior a criança ou jovem. Todas essas ações são acompanhadas de perto pelo Conselho Federal deAssistência Social e pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), que prestam bastantes serviços para os profissionais. O CRAS é responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social.

O Assistente Social luta pela proteção do menor, mas tem seu trabalho regulamentado e seguem a um código que define seu modo de agir,...
tracking img