As políticas educacionais e o processo sócio - cultural

Páginas: 7 (1551 palavras) Publicado: 9 de abril de 2011
AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E O PROCESSO SÓCIO - CULTURAL

Síntese Reflexiva

A escola é uma instituição que sofre os rebatimentos das modificações do âmbito social, político e produtivo de nossa sociedade. Portanto deveria ser um ambiente privilegiado para a construção de uma sociedade melhor. Um conjunto de fatores, muitos deles fora do alcance imediato dos educadores, transformou grandeparte das escolas em lugares sem sentido.
Uma questão ultimamente tem chamado atenção, não só dos educadores, como também dos mais diversos seguimentos e espaços de discussão sobre educação. Centra-se em buscar respostas para a problemática de como melhorar a qualidade do ensino no Brasil.
A formação inicial, bem como a formação continuada de professores, vem recebendo atenção especial desde o chãoda escola até as informações de ensino superior, sociedade organizada, mídias e demais instituições que se preocupam com a educação no Brasil. No contexto, por meio dessa proposta de Formação Continuada, novas perspectivas podem ser vislumbradas. A problematização do Sistema Educacional Brasileiro possibilita reflexão, análise e, também, o entendimento de como as mudanças vão sendo realizadas eaceitas pela sociedade de forma natural ou não.
De acordo com Castro (1998, p.5), “os sistemas de ensino destaca a educação como uma das suas prioridades, um sistema de informações quantitativas e qualitativas que vem permitindo subsidiar as ações dos diferentes níveis do governo, bem como indicar tendências que sinalizem as mudanças em curso”. Portanto, é o que esperamos da candidata eleitaDilma Roussef, que em seu governo dê prioridade na educação.
Em seu programa de governo, a presidente eleita afirma que vai trabalhar na ampliação de cursos técnicos para todos, pois pretende qualificar a formação, a valorização dos profissionais da educação dando sequência ao processo de reconhecimento de todos os trabalhadores da educação na condição de educadores profissionalizados, especialmenteos funcionários da escola. Prevê a criação do art. 62. A, na LDB, o qual estabelece que a formação dos funcionários far-se-á por meio de cursos de conteúdo técnico-pedagógico (as quais já se encontram reconhecidas na Portaria 72/2010 da SETE C/MEC). O parágrafo único do referido artigo prevê a garantia da formação continuada para os profissionais em questão “no local de trabalho” ou eminstituições da educação básica e superior, incluindo cursos de educação profissional, cursos superiores de graduação plena ou tecnológicos.
Contudo, sua proposta prevê mecanismos facilitadores de acesso e permanência em cursos de formação de docentes em nível superior para atuar na educação básica, a exemplo de bolsas de iniciação à docência e a todos do magistério.
Segundo a lei nº 9394 de 20 dedezembro de 1996, no art. 1º, diz que a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.
Esta lei disciplina a educação escolar, que se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino, em instituições próprias.A educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social.
A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Por meio de uma análise crítica da lei das Diretrizes e Bases daEducação Nacional 9394/96, apresentando um caráter bibliográfico, a partir dos princípios de nova diretriz relacionada à estruturação do ensino brasileiro. Nessa análise, apontam-se as possíveis soluções para uma boa qualidade de ensino/aprendizagem. O estudo discute a formação para a cidadania a partir da escolarização obrigatória, discute desta incongruência encontrada na LDB. Propõe a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Compromisso sócio-politico-cultural e educacional
  • As dimensões históricas, sócio-culturais e psicológicas nos processos grupais
  • A importância das Políticas educacionais no processo da democratização da escola
  • Sócio cultural
  • socios culturais
  • Sócio cultural
  • Ensino: As abordagens do processo Abordagem Sócio
  • A valorização da atividades físicas e recreativas como um processo de formação sócio-cultural humana

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!