As pessoas como vantagem competitiva nos negócios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5716 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AS PESSOAS COMO VANTAGEM COMPETITIVA NOS NEGÓCIOS




RESUMO


O presente artigo tem como objetivo discutir a obtenção de vantagens competitivas através das pessoas, apresentando alternativas e modelos estratégicos passíveis de serem adotados pelas organizações que buscam destacar-se em seus respectivos mercados diante do novo cenário estabelecido pela economia do conhecimento.INTRODUÇÃO

Considerando-se um cenário globalizado, para compreender a importância estratégica das pessoas como fonte de vantagens competitivas é necessário verificar as exigências da nova realidade empresarial:

Organizações enxutas e flexíveis;

Consolidação da economia do conhecimento;

Redução do prazo de validade do conhecimento;

 Organizações educadoras. Inicialmente,ao comparar as organizações de hoje às existentes nas décadas passadas, percebe-se que a nova organização se distingue pela existência de menos fronteiras e pela comunicação rápida entre a empresa e seus colaboradores, fornecedores e clientes. Segundo Mister (1999a, p.2), surge um novo ambiente competitivo, onde as empresas valorizam, cada vez mais, o trabalho em equipe, mercados globais e osclientes acima de tudo. O sucesso no longo prazo resulta de um novo modo de pensar, compartilhado por todos. As mudanças representam novas demandas para os colaboradores, exigindo um domínio completo de novos papéis e qualificações. Segundo Lester Thurow (apud MEISTER, 1999a, p.7), reitor da Sloan School of Management, do MIT:











A educação e qualificação da força de trabalho será aprincipal vantagem competitiva do século vinte e um. Motivo: está surgindo um conjunto totalmente novo de tecnologias que exigirão que o trabalhador médio, seja no setor administrativo ou de produção, adquira qualificações que antes não eram obrigatórias no passado. Essas qualificações vão além das responsabilidades limitadas de determinado cargo e alcançam um amplo conjunto de habilidadesnecessárias para que o trabalhador se adapte às novas tecnologias e mudanças no mercado de trabalho.
No que diz respeito à consolidação da economia do conhecimento, torna-se importante para as empresas o gerenciamento das informações no trabalho. Mais pessoas estão realizando tarefas que demandam maior conhecimento, em função do aumento do componente intelectual das atividades. A economia doconhecimento exige um aprendizado contínuo para desenvolver qualificações mais amplas, uma vez que a tecnologia sofre uma obsolescência cada vez mais rápida. Considerando-se a
Validade do conhecimento hoje, se as pessoas e organizações não se preocuparem em manter-se atualizadas, tendem a perder competitividade e, por consequência, perder mercado. Nesse sentido, Zaccarelli (2000, p.25-26) chama atenção paraa seguinte situação:
Vamos admitir que existissem várias empresas concorrendo no mesmo mercado e sobrevivem do dignamente. Em uma delas surge uma ideia que não pode ser copiada e que vai levar aquela empresa a crescer e lucrar mais, enquanto todo o outro verão suas vendas decrescerem e seus lucros também. Quanto vale essa ideia? [...] fica na mente dos empreendedores a seguinte consideração: sea inteligência das pessoas pode produzir valorizações tão grandes, então necessitamos entender o processo pelo qual essa valorização acontece. [...] possuir e explorar vantagens competitivas.
Verifica-se uma nova forma das empresas lidarem com as qualificações e conhecimento dos empregados, promovendo oportunidades de desenvolvimento, em troca de maior produtividade e compromisso com a missão daempresa. Um subproduto desse novo contrato entre empregador e empregado configura-se na transferência da responsabilidade pelo aprendizado para cada funcionário ou gerente das unidades de negócios. Assim sendo, pode-se dizer que a educação não mais termina quando o aluno conclui o curso. O conhecimento e qualificações das pessoas só permanecem adequados durante determinado período, no qual se...
tracking img