As pessoas como recursos ou parceiras da organização


Introdução

As organizações tradicionais tratavam as pessoas como meros recursos, que tinham como responsabilidade executar seu serviço,sem opinar ou contribuir com novas ideias. As tarefas e funções eram bem delineadas seguindo um escalão hierárquico bastante rígido.
Aos poucos a estrutura tradicional foi perdendo espaço para umaestrutura organizacional mais participativa.
Atualmente, a velocidade extraordinária das mudanças tecnológicas e cientifica a nível global, como por exemplo, o surgimento do avião a jato, ascomunicações por satélites, a televisão, o telefax e principalmente o computador, as empresas se deparam com um ambiente altamente instável e imprevisível (CHIAVENATO, 1994). Onde o papel dos profissionaisdentro e fora da organização tem sido de fundamental importância, e os empresários tem percebido e interpretado esse fato positivamente. Quando as pessoas disponibilizam seus talentos , tais como:inteligência, competência , capacidade física, habilidades, as empresas utilizam esses recursos e os dirigem rumo ao alcance de seus objetivos e estratégias. Nessa ótica as pessoas são percebidas comoparceiras, que fazem parte do processo como um todo, que são encorajadas a contribuir, e em troca são devidamente recompensadas com salários mais justos, treinamentos, premiações, elogios , etc.

Aspessoas como recursos ou parceiras da organização

Segundo ANTONIO CESAR (1992) , “uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Pormeio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa”. Assim uma organização depende essencialmente da existência e competência de pessoasque atraves de seus recursos – conhecimento, habilidades, aptidões , etc – contribuam para o desenvolvimento e crescimento da mesma.
“É muito interessante o relacionamento entre as pessoas e a... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 05). As pessoas como recursos ou parceiras da organização. TrabalhosFeitos.com. Retirado 05, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/As-Pessoas-Como-Recursos-Ou-Parceiras/206257.html

MLA

"As pessoas como recursos ou parceiras da organização" TrabalhosFeitos.com. 05 2012. 2012. 05 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/As-Pessoas-Como-Recursos-Ou-Parceiras/206257.html>.

MLA 7

"As pessoas como recursos ou parceiras da organização." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 05 2012. Web. 05 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/As-Pessoas-Como-Recursos-Ou-Parceiras/206257.html>.

CHICAGO

"As pessoas como recursos ou parceiras da organização." TrabalhosFeitos.com. 05, 2012. Acessado 05, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/As-Pessoas-Como-Recursos-Ou-Parceiras/206257.html.