As pessoas como recursos ou parceiras da organização

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 5 (1130 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
As pessoas como recursos ou parceiras da organização


Introdução

As organizações tradicionais tratavam as pessoas como meros recursos, que tinham como responsabilidade executar seu serviço, sem opinar ou contribuir com novas ideias. As tarefas e funções eram bem delineadas seguindo um escalão hierárquico bastante rígido.
Aos poucos a estrutura tradicional foi perdendo espaço para umaestrutura organizacional mais participativa.
Atualmente, a velocidade extraordinária das mudanças tecnológicas e cientifica a nível global, como por exemplo, o surgimento do avião a jato, as comunicações por satélites, a televisão, o telefax e principalmente o computador, as empresas se deparam com um ambiente altamente instável e imprevisível (CHIAVENATO, 1994). Onde o papel dos profissionaisdentro e fora da organização tem sido de fundamental importância, e os empresários tem percebido e interpretado esse fato positivamente. Quando as pessoas disponibilizam seus talentos , tais como: inteligência, competência , capacidade física, habilidades, as empresas utilizam esses recursos e os dirigem rumo ao alcance de seus objetivos e estratégias. Nessa ótica as pessoas são percebidas comoparceiras, que fazem parte do processo como um todo, que são encorajadas a contribuir, e em troca são devidamente recompensadas com salários mais justos, treinamentos, premiações, elogios , etc.

As pessoas como recursos ou parceiras da organização

Segundo ANTONIO CESAR (1992) , “uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos.Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa”. Assim uma organização depende essencialmente da existência e competência de pessoas que atraves de seus recursos – conhecimento, habilidades, aptidões , etc – contribuam para o desenvolvimento e crescimento da mesma.
“É muito interessante o relacionamento entre as pessoas e aempresa. Existe uma forte interação psicológica entre cada pessoa e a organização na qual participa e trabalha. Dessa interação decorre um processo de reciprocidade: a organização realiza certas coisas para e pelos participantes e abastem-se de fazer outras. Além disso, remunera-o, dá-lhe segurança, status, cria condições para que trabalhe adequadamente. Reciprocamente, o participante respondetrabalhando, esforçando-se e desempenhando suas tarefas conforme solicitado. A organização espera que o participante obedeça a sua autoridade e, por seu turno, o empregado espera que a organização aja corretamente com ele”. (CHIAVENATO, 1994)
Segundo Chiavenato (2004) as organizações podem tratar as pessoas como recursos, e como recursos elas precisam ser administradas, o que envolve planejamento,organização, direção e controle de suas atividades, já que são consideradas sujeitos passivos da organização.
Em seu conceito de como funcionava a empresa tradicional, Chiavenato (1994), fala sobre a hierarquia das primeiras grandes empresas brasileiras que foi constituída com o surgimento dos diferentes níveis hierárquicos , como a supervisão, chefia, gerência, e direção, provocando assimdiferenciação do poder para atender as necessidades de integração das áreas empresariais e manter a unidade organizacional. Gradativamente, as empresas foram passando do estágio inicial de informalidade e de improvisação – enquanto eram pequenas e iniciantes, - para estágios de maior diferenciação e complexidade organizacional, impondo restrições e limitações ao desempenho e comportamento das pessoas. Osistema tradicional de organização caracteriza-se por um clima altamente instável e previsível.
Os empregados não podiam colaborar com suas ideias, opiniões, apenas deveriam executar as ordens provindas de um escalão hierárquico superior. Assim somente os níveis considerados mais altos, podiam opinar e decidir sobre as questões da organização como um todo. No conceito tradicional das...
tracking img