As permanências do coronelismo e do voto de cabresto na política de cacimbas-pb

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3570 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAÇÃO FRANCISCO MASCARENHAS
FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA

DÊIS MARIA LIMA CUNHA SILVA

AS PERMANÊNCIAS DO CORONELISMO E DO VOTO DE CABRESTO NA POLÍTICA DE CACIMBAS-PB

PATOS-PB
2012
DÊIS MARIA LIMA CUNHA SILVA

AS PERMANÊNCIAS DO CORONELISMO E DO VOTO DE CABRESTO NA POLÍTICA DE CACIMBAS-PB

Projeto de Pesquisa apresentado a disciplina TCC(Trabalho de Conclusão de Curso), do Curso de Licenciatura Plena em História das Faculdades Integradas de Patos, em cumprimento às exigências para a aprovação na disciplina.

Orientadora: Profª. Ms. Rosemary Ramos Rodrigues

Patos-PB
2012

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 04
2 JUSTIFICATIVA 06
3 PROBLEMA E HIPÒTESE 07
4 OBJETIVOS 08
4.1 OBJETIVO GERAL 08
4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 085 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 09
6 METODOLOGIA 13
REFERÊNCIAS 14

1-INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo analisar as permanências do coronelismo, sistema, que alguns historiadores afirmam ter surgido no Brasil Colônia e que se destacou com a proclamação da República, mas que em pleno século XXI e em um regime democrático ainda percebemos que o coronelismo está presenteprincipalmente nas cidades pequenas. Sendo assim, este será pesquisado e analisado na cidade de Cacimbas-PB.
Há uma discussão entre os historiadores sobre qual o momento da História a prática do Coronelismo surgiu. Podemos observar nos relatos de historiadores que esta prática vem ocorrendo em nosso país desde a colonização, outros mostram ainda que ocorre desde o Império e deu continuidade até a chamadaRepública das Oligarquias sendo que a mesma terminou com Revolução de 30, finalizando assim a República Velha. É aí que realmente observamos o Coronelismo e o voto de cabresto ser praticados sem o menor pudor. O termo coronelismo vem do título de coronel que a elite oligárquica adquiriu ao comandar a já extinta Guarda Nacional. Como só a elite agrária estava a frente da Guarda Nacional, sendoestes grandes proprietários de terra, mesmo ao ser extinta a Guarda Nacional o título de coronel continuou a existir, sendo que desta vez bastava ser dono de grande propriedade de terra para ser um coronel.
O coronel por sua vez tinha ao seu redor todos que moravam na fazenda e todos o obedeciam ou por terem algum tipo de consideração, por serem intimidados ou por deverem algum tipo de favor. Sendoassim, cada vez que tinha eleição depois que o voto passou a ser direto todos eram obrigados a votar no candidato que o coronel mandasse ou perderiam seus favores, sua proteção e até mesmo a própria vida.
Sendo assim, o coronelismo trata-se de um poder político exercido por um “coronel”, que manipula a massa popular para seu engrandecimento político, social e econômico. Sendo o coronel um ricofazendeiro ou rico empresário na atualidade, mora numa fazenda, ou numa cidade pequena, onde todos ao seu redor dependem do comércio que o mesmo tem e dos empregos que por ventura possa oferecer aos seus. Ao morar na cidade pequena tenta de todas as maneiras controlar o povo oferecendo-lhe emprego e/ou favores e por isso em troca desses favores o povo se deixa colocar um cabresto votando sempre no“coronel” ou em seus representantes.
A troca de favores é um dos fatores que colaboram com a permanência dessa prática que usurpa a liberdade de escolha que a massa popular adquiriu mediante tantas lutas e tanto sangue derramado. A ignorância, a falta de informação do povo e mesmo a aceitação por está adquirindo algum favor também favorecem, pois ao pedir ao coronel um emprego, remédios,transporte dentre outras coisas, esquece que tudo isso é um direito que lhes é garantido na Constituição Federal e que este “coronel” ao ser eleito torna-se representante de toda uma população e não somente de quem o elegeu.
A partir do momento que a massa tiver uma educação de qualidade, preocuparem-se com uma formação e com informação tirarão o cabresto de suas cabeças, saberão cobrar o que lhe é...
tracking img