As origens do serviço social na europa e no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1915 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
as origens do serviço social
NA EUROPA E NO BRASIL

































sumário

1- Introdução................................................................................................................4

2- Origem do Serviço Social.........................................................................................5

3- Origem do Serviço Social noBrasil..........................................................................8

4- Conclusão..............................................................................................................11

5- Referências............................................................................................................12












1- INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivopromover o aprofundamento do conhecimento na área do Serviço Social, sua origem na Europa e no Brasil.
Visando identificar o profissional pois no início surgiu como uma prática de ajuda, caridade desenvolvida pelas damas de caridade através da convocação da Igreja Católica.
No entanto com o surgimento do capitalismo houve uma luta de classes, havendo uma superação da SociedadeBurguesa e com isso acontece um agravamento da questão social e a burguesia necessitando de um profissional que assistisse a classe proletária, para que estes se mantivessem submissos a classe social dominante.
Porém com o passar do tempo o profissional passa a trabalhar as expressões da questão social, visando a ampliação da cidadania e a garantir os direitos dos cidadãos, surgindoassim o Serviço Social.























a origem do Serviço Social

Historicamente a realização da prática assistencial esteve bastante distanciada das relações sociais, estando ligada mais a prática de ajuda, caridade sendo algo emergencial e não tendo caráter de continuismo, desenvolvida principalmente pela Igreja Católica. Buscando assim perpetuar a servidão e confirmar asubmissão. tendo como objetivo principal implantar políticas que serviam para diminuir ou acabar com as revoltas das camadas populares.
Assim as origens do Serviço Social estão vinculadas na assistência prestada aos pobres, mas apartir do surgimento da sociedade capitalista, tornou-se necessário a defesa dos interesses da burguesia, recentemente chegada ao poder.
No séculoXVIII os lucros da colonização da América beneficiaram a ascensão da França e da Inglaterra, admitindo a Inglaterra agrupar as condições econômicas, políticas e sociais, gerando a Revolução Industrial. As transformações trazidas pela Revolução Industrial, não se detem ao limite da produção industrial, ocorrendo uma mudança radical na sociedade, esta se dividindo em duas grandes classes aBurguesia sendo esta a classe social dominante, visando cada vez mais o lucro e o Proletário sendo este o trabalhador que vendia sua força de trabalho,cujas vidas se desenrolavam sob a incoerência do discurso e o antagonismo.
Assim ao longo da primeira metade do século XIX o capitalismo avançou em sua marcha expansionista, aumentando a pauperização da classe trabalhadora, ocorrendo adesvalorização do ser humano e instaurando a generalização da miséria.
Mas os trabalhadores começam a se rebelar, surgem os primeiros movimentos de revolta dos trabalhadores, revoltando-se contra a submissão e a humilhação cotidiana que lhes era impostos, não queriam trazer mais para as fábricas crianças, jovens e mulheres, prática comum da época. Havendo uma crescente onda de manifestaçõesao longo desse século.
A origem do Serviço Social como profissão tem a marca profunda do capitalismo e do conjunto de variáveis que os sustentavam. Através de uma aliança da Burguesia, Igreja e o Estado formando um compacto bloco político com o objetivo de coibir as manifestações dos trabalhadores e abafar sua expressão política e social.
Contudo em nome da caridade e do...
tracking img