As origens do pensamento Moderno e a idéia de Modernidade

Páginas: 7 (1525 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA - UNISUAM
Curso de Psicologia
Epistemologias e História da Psicologia


MARCONDES, Danilo. Iniciação à história da filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

As origens do pensamento Moderno e a idéia de Modernidade, p. 139 - 154

Os registros apostam os séculos XVII-XIX como o período de “ebulição” dospensamentos acerca das idéias de modernidade. Ainda que o termo “moderno” já fosse usado no período da filosofia medieval, ou seja, anterior a este, neste momento ela assume um sentido mais amplo e de maior significação.
Ainda mais anterior período medieval, encontramos este mesmo termo datando dos primeiros séculos do cristianismo, acerca de questões sobre o objeto da fé, que opõe “antiqui e moderni”, osantigos (os que viveram aC.) e os modernos (os que viveram dC.)
Seguindo esta linha de raciocínio, o pensamento moderno está intimamente ligado ao anseio de os pensadores deste movimento em desbravar novas idéias, conceitos, fazeres, atitudes e posturas diante daquilo que não mais os satisfazia nos tempos de outrora - período medieval.
As noções fundamentais que estão diretamente relacionadasao moderno são:
Novo seja considerado melhor, mais avançado que o antigo;
Valorização do indivíduo;
Aquilo que rompe com a tradição;
Sentido positivo de mudança, transformação, progresso, revolução.
Há três fatores históricos atribuídos a origem da filosofia moderna: Humanismo renascentista (séc. XV), Reforma protestante (séc. XVI) e a Revolução cientifica (séc. XVII).

Humanismorenascentista
Existe um lema atribuído ao filósofo Protágoras que diz que “O homem é a medida de todas as coisas”. Este lema marca de forma incisiva a visão do movimento Humanista. A teocentricidade é deixada de lado, dando lugar à valorização do interesse pelo homem considerado em si mesmo (etnocentrismo). A oposição entre a “dignidade do homem” e “a miséria do homem”, alude à dicotomia bem x mal,presente na Idade Média. O homem agora passa a ser exaltado nas suas formas mais simples, valorizando o nu, reforçando a ideia de criação perfeita e livre de qualquer culpa (pecado, sofrimento) imposta outrora. Neste cenário o homem é visto com potencial e dotado de racionalidade.
O movimento artístico e cultural denominado Renascimento surge na Itália, na cidade de Florença, a partir do século XV.
Aarte renascentista tem seu início na arquitetura, quando é reconstruída, fisicamente, a cidade. Francesco Petrarca é considerado, por tradição, o precursor deste movimento. Não era considerado, propriamente, um filósofo, mas um poeta. Na qualidade de poeta, não deixou de externar sua visão do período medieval: “idade das trevas”. Algumas obras são exemplos perfeitos deste movimento, marcadas porlinhas e proporções humanas: O Homem Vitruviano, a Monalisa, ambas de Leonardo da Vinci, entre outros.
A escolástica, ainda que enfraquecida, preservava certa influência. Contudo, agora as questões religiosas eram tratadas sob uma nova temática, um novo estilo. O interesse maior neste momento é pela retórica, pela gramática e pela dialética, em detrimento à Lógica de Aristóteles. Tudo, entãopassa a ser questionado, discutido, desde os assuntos religiosos aos políticos.
A política tem grande importância neste movimento. Os pensadores Erasmo de Rotterdam (teólogo holandês) e Tomas Morus com seus “princípos da virtude inspirados na moral estóica e epicurista - a ética do equilíbrio e da moderação” (p.145) abriram caminho para o que viria a seguir com o proeminente pensador políticoNicolau Maquiavel, autor da obra O Príncipe (teoria política). Este, por sua vez, concentra seus esforços em analisar o fazer dos governantes, a pragmática, o que, impiricamente, resulta na separação da moral e da política. Seu traço mais marcante é a “virtú” (coragem, habilidade e persistência). O termo “maquiavelismo” advém de seu nome e assume conotação pejorativa, depreciativa (irônica para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As origens do pensamento moderno e a ideia de modernidade
  • As origens do pensamento moderno e a ideia de modernidade
  • o pensamento moderno e a idéia de modernidade
  • As Origens do Pensamento Moderno e a Ideia
  • Resumo : o pensamento moderno e a idéia de modernidade
  • A origem dos pensamentos modernos
  • As origens do pensamento moderno
  • A modernidade e os modernos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!