As origens do pensamento grego

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1254 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Para entendermos o surgimento da filosofia, se faz necessário a história de formação da Grécia, onde nasceu a ‘amizade pelo saber’ (pela sabedoria).

Já o começo do livro trata dos povos presentes às margens do Mar Mediterrâneo. A Grécia, dividida em três partes, era povoada por diversos tipos de povos descendentes dos aqueus.

Com o domínio do cavalo por esses povos, ofensivamente as cidadesvão se desenvolvendo cada qual com sua peculiaridade: as cidades-estados. Tróia, uma das cidades-estados, conhecida por ser ‘rica em cavalos’ e pelos seus tecidos, é das mais prósperas cidades da vizinhança grega. Tal fama com seus cavalos e tecidos chama a atenção dos aqueus viventes na Grécia. Essa rivalidade entre Tróia e os povos aqueus gerou a chamada epopéia escrita por Homero. Com issotem-se início a criação da “Mitologia Grega”.

Pela Mitologia, o povo grego buscava dar respostas às coisas existentes de forma mítica. Assim, as atitudes dos deuses gregos refletiam em muito nas atitudes dos homens. Os deuses influenciavam em tudo na vida dos povos.

As cidades crescem. As populações aumentam. A vida social nas cidades gregas centraliza-se em torno do trono do palácio, onde sevê desempenhar, ao mesmo tempo, os poderes religiosos, político, administrativo, militar e econômico. E’ o rei quem concentra e unifica em sua pessoa todos os elementos do poder. Por isso, o capítulo dois trata da civilização de Creta-Micenas, que alcança um desenvolvimento grande em muitos dos âmbitos da vida das cidades.

A administração real passa a regulamentar a distribuição, intercâmbio e adistribuição dos bens. Tudo passa pelo palácio. Instala-se a Economia Palaciana. Contrapondo à vida nas cidades (pólis), a vida rural grega fica dispersa nas aldeias. Os trabalhos são coordenados por grupos de vizinhos.

Uma outra classe também se destaca: a dos guerreiros. A população passa a ser dividida em classes. Vê-se na vida palaciana uma grande divisão de tarefas e de classes, mas oproblema não está, porém, na oposição da realeza burocrática ao de uma monarquia feudalista, mas em destacar os traços que definem e implicam num tipo de soberania que não sobreviverá na Grécia com a queda dos aqueus.

A proximidade dos aqueus com o povo hitita – caracterizado por ser um povo guerreiro – mostra-se ser muito proveitosa, dando um destaque maior quanto à divisão do mundo miscênico paracom o mundo cretense. O papel militar torna-se de caráter defensivo. Dessa forma, quer-se defender o tesouro real acumulado e controlar as reservas.

A monarquia grega respaldava-se no sistema palaciano porque este lhes concedia notável poder. O desenvolvimento manufatureiro e o da vida agrícola grega ganham mais força. O acúmulo das riquezas na Grécia passa a chamar a atenção dos povoscircunvizinhos. Com a invasão dos dórios, todo o conjunto de desenvolvimento alcançado pela Grécia é destruído.

Isso é apenas o início da decadência da nobreza grega. Em Creta nasce uma nova política cívica mantida pelos ‘metalúrgicos do bronze’. Nesse momento, os termos antes muito conhecidos, caem em desuso e são substituídos por outros. Por exemplo: o termo ánax (a pessoa do rei) é substituído porbasileus. Agora, tanto as comunidades de aldeia quanto a aristocracia guerreira, detêm certos privilégios de genos e certos monopólios religiosos.

A cidade então se centraliza na Ágora: espaço publica onde se debatem os problemas de interesse de toda a população da pólis. Tal quadro urbano acaba por refletir também no espaço mental, fazendo-se descobrir um novo horizonte espiritual.

Asrelações entre os homens e suas vidas sociais sofrem uma verdadeira intervenção. A palavra não é mais a forma mais correta. O debate de contradições, a discussão e a argumentação ganham um espaço cada vez maior para o desenvolvimento do raciocínio do cidadão da pólis. Vãos surgindo os chamados “filósofos” que querem uma resposta para várias indagações. Porém, não se satisfazem com as respostas dadas...
tracking img