As origens do pensamento grego

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (648 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
As Origens do Pensamento Grego


O Universo Espiritual da Polis



O nascimento da Polis, entre os séculos VIII e VII configurou uma grande mudança na vida social e nas relações entre oshomens. Um de seus aspectos fundamentais é a preeminência da palavra sobre todos os outros instrumentos de poder. A palavra formava o instrumento da vida política e a escrita o meio de uma culturacomum. Todas as questões eram submetidas à arte da oratória e deveriam resolver - se na conclusão de um debate levando em conta a contradição e força de persuasão.
A Polis tem outracaracterística importante, a publicidade dada às manifestações mais importantes da viva social. Sob o olhar de todos em pleno dia é colocado um conjunto de condutas, um movimento de democratização que leva aconsequências no plano intelectual. Valores técnicos mentais são levados à praça pública sujeitos à crítica e a controvérsia.
A cultura grega constituiu-se nessa época. Os cultos antes cheios demistérios e segredos tornaram-se públicos, oficiais da polis. O poder divino estendeu-se sobre todos proporcionando sempre maior o acesso ao mundo espiritual antes dedicado apenas a uma aristocracia decaráter guerreiro e sacerdotal. A escrita passou a suprir uma reivindicação surgida desde o nascimento da cidade: a redação das leis, criando assim uma regra comum, aplicada a todos da mesma maneira,sujeita à discussão e só sofrendo modificação por decreto sem que perdesse totalmente seu teor de ter sido concebido como sagrado.
Todavia, houve resistências e dificuldades da passagem dareligiosidade secreta para a vida pública, assim como obstáculos que limitavam o progresso. Ainda permaneciam em alguns domínios, práticas secretas que operavam por vias misteriosas, com a utilização desantuários e oráculos como práticas de governo. Além disso, existia o domínio da religião, paralelo ao culto público que era uma seita de grupos fechados, hierarquizados nos quais os eleitos...
tracking img