As novas tecnologias - a era dos impérios - o império colonial britânico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (944 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
As novas tecnologias:

A Indústria e os novos inventos.
Por volta de 1860, pesquisas no campo da tecnologia permitiram que novos inventos chegassem às indústrias e impulsionassem a produção,fortalecendo setores tradicionais, como o da produção do minério de ferro, e favorecendo a formação de novas importantes indústrias.
Os avanços tecnológicos que se destacam nesse período foram processoBessemer, na siderurgia, a invenção do motor de combustão interna e a invenção do dínamo.

O processo Bessemer.
Até meados do séuclo XIX, os métodos usados na fabricação de ação eram lentos e muitoaros. Essa situação mudou em 1856, quando o engenheiro e inventor inglês Henry Bessemer descobriu que a injeção de um jato de ar no minério de ferro em fusão reduzia a taxa de carbono, transformando-oem aço.
No inicio do século XX, Alemanha, Inglaterra, é Estados Unidos produziam ao todo 50 milhões de toneladas de aço.

O motor de combustão interna.
Até meados do século XIX, o petróleo eramais usado no tratamento medicinal ou como lubrificante.
Porém, durante alguns anos, o petróleo extraído se destinava principalmente à fabricação de querosene.
Inicialmente, esses motores funcionavamcom gás natural. Aos poucos, novos inventos permitiram o uso da gasolina e do óleo diesel.

A invenção do dínamo.
Fumaça saindo das chaminés de locomotivas, navios e fábricas. Essa era a paisagempredominante na sociedade industrial da era do vapor.
O carvão, combustível utilizado para a produção de vapor, deixo de ser a principal fonte de energia. Aos poucos, a eletricidade passo a ser cadavez mais empregada nas fábricas, nos transportes é na iluminação pública.

Os transportes e as comunicações
O uso do aço, da eletricidade e do motor de combustão interna permitiu o aperfeiçoamento deinvenções que favoreceram a comunicação entre os povos.

• As estradas de ferro. A Segunda Revolução Industrial foi marcada por uma enorme expansão das vias férreas. Para se ter uma idéia, em...
tracking img