As novas tecnologias na formação da opinião

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (884 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
As novas tecnologias na formação da opinião


A evolução tecnológica proporcionou ao homem facilidades e trouxe consigo uma vasta gama de informações relacionadas com a redução de tempo que ohomem tem para buscar estas informações. Tempo este que ficou cada dia mais escasso para que ele pudesse selecionar, absorver e compreender a informação que as novas tecnologias disponibilizam para ele.Com isso a capacidade do ser humano em conseguir distinguir uma informação com credibilidade ou equivocada ficou vulnerável.
Para compreender melhor o assunto é importante saber o conceito deopinião pública: “Opinião Pública é a expressão de opiniões do público a respeito de temas de interesse comum, que se diferencia da Opinião Publicada, que é a apresentação pública da opinião.” (VESTENA,Carla, 2008, p. 12).
Portanto, nota-se que há uma diferença das informações que são publicadas no qual é conhecido como opinião publicada, daquilo que o público pensa, que é justamente arepresentação da opinião pública. Os dois termos podem ser parecidos, mas eles são distintos, a opinião publicada pode conter informações a respeito da opinião de alguém, mas quando ela se tornar publica omeio de comunicação que veiculou a informação pode manipula – lá, filtrando algumas informações passadas pelo emissor da mensagem.
A opinião pública está entrelaçada com as informações que uma pessoaabsorve desde os conceitos em que ela adquiriu ao longo da vida, até aqueles que ele suga dos veículos de comunicação. Vestana aborda este assunto com mais profundidade:
“aquestão sobre o que é opinião pública é respondida por meio do processo de disseminação de opiniões, a partir de níveis da elite; borbulhar de opiniões, a partir das bases, e identificações com grupos dereferência. Nota-se que a complexidade desse tema não permite seu findar, porém suscita inúmeras discussões. Sendo assim, considera-se que a opinião pública não é capaz de promover mudanças em si...
tracking img