As novas exigências do mercado de trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1171 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
ETEc “JACINTO FERREIRA DE SÁ”

O mercado de trabalho e suas novas exigências

OURINHOS – SP
2010

INTRODUÇÃO
Com o desenvolvimento da globalização e da economia informacional estão ocorrendo mudanças importantes na vida das empresas, dos trabalhadores e dos Estados nacionais. As empresas encontram um mercado cada vez mais competitivo, mas especialmente as multinacionaistêm mais mobilidade para buscar os lugares mais favoráveis para seus investimentos. Os trabalhadores, por sua vez, precisam ter formação cada vez melhor, já que o mercado exige profissionais crescentemente qualificados. Já os Estados devem criar condições favoráveis para estimular os investimentos em seu território.
Aqui neste trabalho abordaremos sobre as novas exigências do mercado detrabalho, o desemprego e suas causas, o papel do Estado para combater o desemprego, entre outras informações a respeito.
DESENVOLVIMENTO

O mercado de trabalho e suas novas exigências
Com o aumento da complexidade do mundo, o desenvolvimento da globalização e da economia informacional, as empresas têm cada vez mais priorizado a excelência e a pró-atividade de seus funcionários ecandidatos a funcionários. Por excelência entende-se um funcionário capaz de realizar as mais diversas tarefas no menor período de tempo, ou seja, funcionários de alta produtividade. Já o funcionário considerado como pró-ativo seria aquele que vai atrás do trabalho e da forma de realizá-lo, apresentado-se como empreendedor e não apenas reativo.
Devido a competitividade, os trabalhadores estãosendo obrigados a ter uma formação cada vez melhor, buscando se informar e se capacitar sempre, já que o mercado de trabalho exige profissionais crescentemente qualificados.

O desemprego
Um dos problemas mais sérios hoje em dia é o desemprego, situação em que parte da população economicamente ativa de um país está involuntariamente ociosa. As pesquisas da Organização Internacionaldo Trabalho (OIT), nas quais se baseiam o Banco Mundial (e também o IBGE), medem o desemprego aberto, nome que se dá a condição das pessoas que procuraram emprego nos trinta dias anteriores à data da pesquisa e não exerceram nenhum trabalho nos últimos sete dias. Entretanto, há também o desemprego oculto, situação em que as pessoas desistiram de procurar emprego porque estão desestimuladas pelomercado formal de trabalho – muitas delas passaram a realizar trabalhos precários (subemprego). Portanto, os índices oficiais de desemprego escondem o trabalho informal, que é elevado especialmente nos países mais pobres.
O desemprego não pode ser atribuído genericamente à globalização e ao avanço tecnológico. Alguns países têm se beneficiado do processo de mundialização, gerando muitos postosde trabalho, como é o caso dos Estados Unidos e da China; outros, como o Brasil e alguns países da Europa ocidental, não os gerando em número suficiente, vêem o número do desemprego aumentar. Nos países onde o custo de mão-de-obra é mais elevado há maior automatização do processo produtivo, contribuindo para o desemprego tecnológico.

A competitividade
Para as empresas, temaumentado a competição, tanto em nível nacional quanto internacional. Saíram favorecidas as grandes corporações multinacionais e as companhias que estão ligadas a elas numa rede de fornecedores que abrange o mundo inteiro. Essas corporações globalizadas têm grande mobilidade para buscar os lugares onde é mais interessante fazer negócios. Para tanto levam em consideração o nível de qualificação e o custoda mão-de-obra (direto e indireto), o tamanho do mercado consumidor local e/ou as facilidades para exportação, o grau de facilidade/dificuldade para fazer negócios, a infra-estrutura, entre outros fatores.
A atual divisão internacional do trabalho tem aprofundado as desigualdades entre os países em termos tecnológicos, financeiros e comerciais. Aqueles cuja população tem baixo padrão de...
tracking img