As nações capitalistas subdesenvolvidas abrangem atualmente pouco mais da metade da população mundia

2512 palavras 11 páginas
Introdução As nações capitalistas subdesenvolvidas abrangem atualmente pouco mais da metade da população mundial. Se somarmos a elas os países de "Economias de Transição" mais pobres – como a Mongólia, a China ou o Vietnã -, teremos o conjunto denominado Sul, que compreende pouco mais de ¾ da população mundial. Comercio Internacional: Intercâmbio de bens e serviços entre distintas nações, resultantes das especializações de cada nação na divisão internacional do trabalho.
O termo Subdesenvolvimento foi criado após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945),quando se iniciou o processo de descolonização da África e da Ásia. Até aquele momento, a maioria dos países que seriam chamados de subdesenvolvidos ainda era colónia. Somente na América Latina predominavam nações independentes (desde o século XIX). Dados colectados por instituições internacionais, como a ONU e suas agências e o Banco Mundial, mostravam grandes disparidades económicas e sociais entre os países africanos, asiáticos e latino-americanos (os subdesenvolvidos) e as antigas metrópoles (os desenvolvidos).

O Conceito de Subdesenvolvimento O termo subdesenvolvimento surgiu após a Segunda Guerra Mundial, nos documentos dos organismos internacionais, como a ONU e a UNESCO, principalmente. A "descoberta" do subdesenvolvimento deu-se com a descolonização e com a publicação pelos organismos internacionais de dados estatísticos dos diversos países do mundo (índice de mortalidade, salário, formas de alimentação, habitação, consumo, distribuição de renda, etc.). Esses dados revelaram um verdadeiro "abismo" entre o conjunto dos países desenvolvidos e o dos subdesenvolvidos.
Terceiro Mundo A expressão "Terceiro Mundo", apesar de ser geralmente usada como sinônimo do conjunto de países subdesenvolvidos, surgiu apenas em 1952, quando o estudioso francês Alfred Sauvy a forjou com base numa comparação entre os países pobres e o Terceiro Estado da França nas vésperas da revolução de

Relacionados

  • Geografia Revisao 1bi
    25691 palavras | 103 páginas
  • Carl Sagan Bilh es e Bilh es
    82150 palavras | 329 páginas
  • 000321250
    66045 palavras | 265 páginas