As narrativas e o narrador aspectos teóricos e culturais.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (816 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Profª. Esp. Patrícia Tavares de Azevedo.
Pat_tazevedo@hotmail.com.

BENJAMIN, Walter. O narrador. Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: Magia e técnica, arte e política. ObrasEscolhidas: v. 1, 4. ed., São Paulo, Brasiliense, 1985b, 197-221.   

As narrativas e o narrador: aspectos teóricos e culturais.

Desde sempre as histórias são narradas. O vago comentário, que não marcao tempo, remete-nos a um passado épico, no qual a narrativa era construída através de fatos presenciados ou vividos por alguém que tinha o domínio da narrativa. Aos poucos a autoridade em narrar vaiperdendo espaço, como observa Walter Benjamin, em “O narrador: considerações sobre a obra de Nicolai Leskov”, texto da segunda metade do século XIX. Benjamin aponta alguns elementos para justificaressa extinção: a guerra, o surgimento do romance e o surgimento da informação impressa são alguns deles.
A guerra teria feito com que os ex-combatentes perdessem a capacidade de narrar. Tal afirmaçãocarrega sua culpa; se o homem narra fatos internalizados de sua própria existência, narra o que vê, o que viveu, suas imaginações, sonhos e desejos. Que alegrias teriam para narrar tais homens recémchegados da guerra vítimas do isolamento? Segundo Benjamin, contar histórias é uma arte e contá-las repetidas vezes contribui para que sejam conservadas. Esses homens, ex-combatentes, perderam acapacidade de contar suas experiências.
Benjamin traça também um paralelo comparativo acerca do que seria o romance e a narrativa. O romance, com suas características particulares, apresentado de formafísica através dos livros impressos e produzido de forma solitária, descreve a vida humana de forma desmedida e exacerbada, sem rumo. Para quem vive o romance, ele parece sem essência, com memóriaeternizada pelo romancista, que escreve o sentido da vida. Para contrastar o romance surge a narrativa como tradição apresentada de forma oral e composta por meio das experiências do narrador ou de outras...
tracking img