As muitas facetas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1581 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
De acordo com muitos autores essa idéia de alfabetização e letramento se da a partir do ano de 1980 vem procurando assim diagnóstico que venha refletir onde e sobre quem estar o erro do analfabetismo no Brasil, será que o erro vem do problema do ciclo ou do método ou o aluno e o meio social aonde inclui. De acordo Magda Soares letrar é mais que alfabetizar, é ensinar a ler e escrever dentro de umcontexto onde a escrita e a leitura tenham sentido e façam parte da vida do aluno.
No entanto a autora em sua primeira parte destaca o que é o letramento e alfabetização e quando esses dois processos começaram a dar ênfase no campo educacional. Em meados dos anos de 1980 que se dá simultaneamente a intensão do letramento no Brasil na França e em Portugal, deu se inicio a palavra alfabetizaçãonos Estados Unidos e na Inglaterra no final do séc. XIX. Podemos dizer que ler no passado era visto de maneira simplista, ou seja, só aprendia a ler através da decodificação de grafemas (escrita) fonema (fala). Transformar o ser humano em letrado é ler na vida e na cidadania é muito mais que isso é escapar da literalidade dos textos interpreta colocar a criança a enxergar o texto com outro olharlevá-ló a discutir socialmente. Um ponto importante para letrar, é saber que há distinção entre alfabetização e letramento, entre aprender o código e ter a habilidade de usá-lo. Ao mesmo tempo em que é fundamental entender que eles são indissociáveis e têm as suas especificidades, sem hierarquia ou cronologia: pode-se letrar antes de alfabetizar ou o contrário Magda Soares (1978).
Para ela, essacompreensão é o grande problema das salas de aula e explica o fracasso do sistema de alfabetização na progressão continuada. “As crianças chegam ao segundo ciclo sem saber ler e escrever”.
Para Freire, toda prática de alfabetização é uma prática conscientizadora que permite ao sujeito, por meio da leitura do mundo e da palavra, ir paulatinamente transformando sua consciência ingênua em consciênciacrítica.
Sabe-se que são através da leitura que o indivíduo constrói novos valores e novos conceitos tornando os críticos, pois somos obrigados a seguir o modelo da sociedade, uma sociedade dualista onde requer que o outro seje um ser construtivo.
De acordo com Soares (1998, p. 45) à medida que o analfabetismo vai sendo superado, um número cada vez maior de pessoas aprende a ler e a escrever, eà medida que, concomitantemente, a sociedade vai se tornando cada vez mais centrada na escrita, um novo fenômeno se evidencia: não basta apenas aprender a ler e a escrever.
Sabemos que antigamente o governo reconhecia o desempenho dos alunos em avaliações internas à escola, sempre concentrado na etapa inicial do ensino fundamental, traduzindo se em altos índices de reprovação, repetência eevasão hoje, o fracasso revela-se em Censo que permitem identificar uma progressiva extensão, avaliações externas à escola avaliações estaduais (como o SARESP, o SIMAVE), nacionais (como o SAEB, o ENEM) e até internacionais (como o PISA).
Num mundo tão cheio de tecnologias em que se vive, onde todas as informações ou notícias, músicas, jogos, filmes, podem ser trocados por e-mails, CDs e dvd’s o lugardo livro parece ter sido esquecido. Há muitos que pensem que o livro é coisa do passado, que na era da Internet, ele não tem muito sentido. Mas, quem conhece a importância da literatura na vida de uma pessoa, quem sabe o poder que tem uma história bem contada, quem sabe os benefícios que uma simples história pode proporcionar, com certeza haverá de dizer que não há tecnologia no mundo quesubstitua o prazer de tocar as páginas de um livro e encontrar nelas um mundo repleto de encantamento.
Desenvolver o interesse e o hábito pela leitura é um processo constante, que começa muito cedo, em casa, aperfeiçoa-se na escola e continua pela vida inteira. Existem diversos fatores que influenciam o interesse pela leitura.
O leitor fluente é atraído por histórias que apresentem valores...
tracking img