As muitas faces da leitura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1412 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
As muitas faces da leitura

Eliel Siqueira Nunes*
Leni Ferreira
RaimundoJunior
Viviana Fernandes


“Toda leitura implica uma colaboração e quase uma cumplicidade”.
(Jorge Luiz Borges)



Resumo

A questão da leitura vem sendo tratada como um suporte da escrita tendo passado por uma transformação ao longo dos séculos. Antes a leitura era vista como monopólio dacultura, tendo como único objetivo a aquisição de conhecimento, hoje ela se estabelece de forma dinâmica, silenciosa, íntima, do leitor não só adquirir conhecimento, mas, imaginar e criar.
Cabe à escola, quanto a incentivar os alunos, relacionar os vários perfis da leitura, proporcionado ao aluno o gosto pra que a faça por fazer e tenha interesse em fazê-la quando por necessidade.Palavras-chave: Leitura – texto – objetivo


A prática da leitura é considerada um meio de receber uma mensagem importante, a ato de ler em si mesmo passa por vários níveis, que muito contribuem para o desenvolvimento intelectual, pois é uma forma exemplar de aprendizagem, de aprimoramento da capacidade de aprender como um todo. Na leitura não ocorre somente recepção, as idéias já existentes sãoconfrontadas com as do novo texto, representa um equilíbrio específico e momentâneo entre o leitor, seus objetivos e o texto escrito, portanto não existe uma maneira fixa e imutável na leitura.
São várias as fases de desenvolvimento da leitura, nas quais se reconhecem perceptivos, conceitos intelectuais, reflexivos, compreensão das idéias percebidas, interpretação e avaliação. O leitor assim,partindo de um grau mais simples vai se desenvolvendo, lidando com textos cada vez mais complexos, ele vai no decurso de sua vida lidar com as múltiplas possibilidades de texto para aos diversos objetivos.
José Juvêncio Barbosa (1990) distinguiu diferentes situações de leitura possíveis em seis grandes grupos.
A leitura informativa, que aparece a todo momento em nossa vidacotidiana, tendo como objetivo simplesmente consultar uma mensagem sem preocupação duradoura da informação adquirida, sendo uma leitura rápida e precisa, sem qualquer envolvimento pessoal.
Já a leitura de consulta, requer do leitor uma leitura particular, pois exige um seleção, na qual a compreensão global do texto não é visado e sim percebida.
A leitura de reflexão apreende um conteúdo dotexto e momentos de pausa na leitura para reflexão, é uma forma silenciosa de integrar as idéias já desenvolvidas.
Leitura de distração é a leitura de pleno prazer, sem nenhuma função utilitária, mas exige que o leitor tenha domínio do ato de ler, trata-se de uma leitura sem objetivos culturais ou educacionais explícitos.
Leitura de linguagem poética é aquela em que o leitor visadeleitar com a sonoridade das palavras, ao prazer da forma, a dimensão das palavras ou dos textos. Para Babosa:


A leitura é por natureza, flexível, múltipla, diversa, sem uma hierarquia preestabelecida que defina uma leitura melhor do que as outras. Aprender a ler é aprender a explorar um texto, lenta ou rapidamente, dependendo da intenção do leitor. (1990, p.123)João Wanderley Geraldi (1990) encara a leitura como um processo de interlocução entre leitor que acontece por meio do texto. O leitor nunca vai ser passivo, ele interage com o texto, buscando nele as significações necessárias e, assim reconstrói o texto em sua leitura. Para ele (Geraldi) essa reconstrução de significados vai depender do que se procura em determinado texto, o leitor pode colocar...
tracking img