As mudancas climaticas e a queatao energética

1381 palavras 6 páginas
INTRODUÇÃO:
A ocorrência de fenômenos naturais extremos vem nos dando sinais de que algo incomum está acontecendo na natureza. Estamos vivenciando uma época de intensas ondas de calor em todo o mundo, de tempestades, secas e furacões cada vez mais severos.
A questão ambiental é tópico presente nas pautas de todos os governos, principalmente no que se refere às emissões de carbono é necessária uma alteração de paradigma econômico que inclua mudanças de comportamento na sociedade. Existe consenso sobre a necessidade de se buscar novas formas de obtenção de energia, menos poluidoras, de maneira a minimizar os impactos nocivos das emissões sobre o meio ambiente.
Nos últimos anos, a questão energética traz novas discussões: agências internacionais, estados e a sociedade, geram debate sobre consumo, recursos naturais, mudanças climáticas e, principalmente, a segurança energética. O desenvolvimento socioeconômico traz consigo um aumento no consumo de energia. Hoje observamos como exemplo, que as casas têm praticamente uma televisão por cômodo. Ainda não há uma fonte de energia que seja totalmente limpa. As principais fontes usadas para produzir energia não são sustentáveis, o que acaba causando uma maior poluição e emissão de gases do efeito estufa na atmosfera.

DESENVOLVIMENTO:
As Mudanças Climáticas e a Questão Energética
O Brasil é muito vulnerável aos efeitos das Mudanças Climáticas causadas pela queima abusiva de petróleo e pela destruição das florestas. O Brasil enfrenta um sério problema de destinação de seus resíduos sólidos, e seu mau armazenamento contribui perigosamente para o efeito- estufa. Dispostos em lixões, aterros controlados ou mesmo em aterros sanitários, os resíduos sólidos entram em decomposição pela ação de microorganismos. Estes realizam processos de biodigestão que transformam o material em líquidos e uma série de gases, em especial o gás carbônico(CO2) e o metano (CH4), mistura conhecida como biogás.
A destinação

Relacionados