As mudanças no ensino de geografia desde 1970 aos dias contemporâneos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2233 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Analise livros didáticos de geografia para o ensino fundamental, produzidos nos anos de 1970 e compare-os com os produzidos a partir de 1990. Relate quais são as mudanças verificadas:

·

Na análise de livros didáticos referentes ao ensino fundamental, produzidos nos anos de 1970 para os produzidos a partir de 1990, notamos a abordagem clara de assuntos diferenciados, envolvendo as reformasocorridas no decorrer deste tempo no que se refere à questão político-pedagógica para o currículo escolar. Tais mudanças ou aprofundamento de assuntos que antes eram tratados de forma mais superficial, ocorreram principalmente pela questão de pensamentos antagônicos em relação ao que de fato deveria o discente ter conhecimento a respeito da disciplina em tese.
Na década de 70, a pretensão era oensino de uma geografia neutra, marcando nos livros didáticos o ensino de geografia conhecido como clássico ou tradicional, o que ainda é possível ser encontrado em alguns livros mais atuais, porém, tal sistematização de ensino seria questionada por não atender às necessidades de atualização e conhecimento das realidades sociais, econômicas e políticas em relação ao mundo e principalmente emrelação ao continente Americano, sendo idéia central nos livros didáticos produzidos em meados da década de 80, destacando o continente Americano por ser o nosso próprio, sendo assim, a denominada geografia crítica empenhou-se em mostrar algumas realidades que não eram abordadas na geografia clássica.
Em tempos de globalização, o saber geográfico, bem como todos os outros, não é mais tratado comoprivilégio de uma classe dominante. A globalização, afetou com profundidade conceitos e categorias dos quais a geografia sempre utilizou para seu trabalho. O conhecimento técnico-científico, tornou-se necessário à vida de todos. A informação em rede (internet), tornou mais estreito o contato entre os diversos países e culturas, facilitando também intercâmbio econômico entre os mesmos, privilegiando acomunicação e conhecimento em patamar mundial, haja vista, no tempo contemporâneo, mesmo em países mais desprovidos de tecnologia, dificilmente encontram-se pessoas que nunca se utilizaram do acesso à informações através da internet. Até mesmo quem nunca teve o privilégio de ter acesso a mesma, sabe que ela existe e tornou-se a grande facilitadora da comunicação em rede mundial, e que até mesmograndes transações comerciais que envolvem a vida de todos nós, podem ser resolvidas por tal forma.

O mundo em que vivemos hoje se utiliza da tecnologia de forma tão banal que faz com que grandes invenções não sejam mais motivo para tanto destaque, pois, cotidianamente as invenções superam umas as outras, porém, é notório e preocupante o problema que se encontra o mundo, porque para a realização dasgrandes invenções que se utilizem de extrema tecnologia, há também, o desgaste natural que leva a população a nível mundial ser diretamente afetada, tendo em vista, a degradação do meio ambiente através de inúmeras e perigosas transformações do espaço geográfico por intermédio da ação humana.

A geografia tem conectividade com outras disciplinas, como por exemplo, ciências naturais e história,porém, esta é um saber próprio, que deve ser apenas trabalho de forma interdisciplinar com outras disciplinas, mas, não deve ser confundida a ligação da geografia a outras disciplinas ou Ciências, neutralizando o saber geográfico e tirando deste o mérito de seu reconhecimento como Ciência.
Em seu aperfeiçoamento e melhor reconhecimento das transformações no espaço, a geografia recorre a diversasoutras Ciências, bem como, as diversas outras Ciências precisam recorrerer à geografia para melhor explicar alguns assuntos que possam ser abordados.

Tais assuntos, já mencionados acima, são abordados em diferentes tempos nos livros didáticos, que mostraremos por meio de tópicos.

Na década de 70, a pretensão era o ensino de uma geografia neutra, marcando nos livros didáticos o ensino de...
tracking img