As mudanças na economia russa - da queda do muro berlim aos dias atuais

Páginas: 6 (1420 palavras) Publicado: 25 de outubro de 2011
As Mudanças na Economia Russa.
Da Queda do Muro de Berlim até 2011.

Belo Horizonte, 13 de Outubro de 2011
Com uma superfície de 17 milhões de Km², a Federação da Rússia é o maior país do mundo em extensão. Ocupa quase a metade da Europa e cerca de um terço da Ásia. Em termos econômicos a Rússia e a parte mais potente e diversificada da ex-União Soviética. Atualmente ela tem cerca de 62% dopotencial produtivo da URSS em 1990.

Sua estrutura econômica conta com grande prevalência da indústria, em especial a metalurgia, a química, a engenharia mecânica e a energia. A indústria florestal também se apresenta bem desenvolvida com o maio estoque madereiro do mundo. Além dos maiores estoques conhecidos de gás natural, onde é o maior produtor mundial de gás; alta produção e da exportaçãode petróleo; e grandes depósitos de carvão, minério de ferro, bauxita, níquel, estanho, ouro, diamantes, platina, chumbo e zinco.

A economia russa é uma das mais peculiares do mundo, por motivos históricos que são amplamente conhecidos. A reestruturação de uma política econômica voltada para o socialismo que se viu dizimada com o final da Guerra Fria culminada com a queda do Muro de Berlim.A abertura econômica iniciada pelo ex-secretário geral do Partido Comunista Mikhail Gorbachev após o colapso da União Soviética, conhecida como Perestroika, foi o primeiro passo para conduzir um país de dimensões continentais em direção ao capitalismo como forma de uma reestruturação do socialismo vigente. Juntamente com a Glasnost, entendida como a transparência do governo, o líder definiu umarelação com a sociedade para reestruturá-la.

Em 1991, cerca de dois anos após a queda do muro, o parlamento votou na dissolução da URSS. A então Federação da Rússia, liderada por Boris Ieltsin, o primeiro líder eleito por voto popular, orientou-se rapidamente no sentido de quebrar as estruturas político-institucionais que haviam mantido a URSS, em especial o Partido Comunista da União Soviética.A Rússia procurou manter uma espécie de estrutura confederal, de modo a poder manter os laços econômicos e evitar as disputas territoriais, mostrando uma certa preocupação em relação ao plano de Gorbachev no sentido de uma federação reorganizada.

Em vez disso, e após o referendo sobre a independência da Ucrânia, realizado em 1 Dezembro de 1991, a Rússia propôs a Comunidade de EstadosIndependentes (CEI). Os EUA reconheceram oficialmente a independência da Rússia, ainda no mesmo mês, acordando o seu reconhecimento diplomático, tal como o fez a Comunidade Européia (atual União Européia), e a CEI foi admitida nas Nações Unidas.

Após ostentar por muitos anos o modelo socialista, de economia planificada e com base em empresas estatais, o país começa a buscar a lógica de um livremercado. Coma liderança de Gorbatchov, a União Soviética teve uma nova ordem política, com sindicatos livres e pluripartidarismo.

A partir do começo da privatização as mudanças são visíveis em todos ramos da economia. O governo alcançou os êxitos consideráveis na política de estabilização da moeda, conseguiu consolidar as bases da economia de mercado. Surgiram milhares de bancos comerciais, consórciose associações, bem como as empresas privadas de pequeno e médio porte. O país conta atualmente com mais de 950 000 empresas que produzem cerca de 12% do PIB e garantem 25 milhões de postos de trabalho
.
A adaptação da economia as normas de mercado exigiu enormes esforços da Administração do País e provocou a queda da produção industrial e agrícola, gerou a crise em vários setores da vida dasociedade russa.

A preocupação imediata da Rússia foi para com a rápida deterioração dos padrões de vida, a par das restrições de alimentos e bens de consumo, em resultado do fim do sistema de controle dos preços e da reestruturação do comércio. Em Janeiro de 1992, perto de uma dúzia de cidades foram abaladas por manifestações de consumidores protestando contra o levantamento do controle dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A queda do muro de Berlim e as conseqüências no mundo atual
  • Queda do muro de berlim
  • A QUEDA DO MURO DE BERLIM
  • Queda do Muro de Berlim
  • A Queda Do Muro De Berlim
  • Queda do Muro de Berlim
  • Revolução russa e muro de berlim
  • Queda do muro de berlim

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!