As mudanças de nível relativo do mar durante o quaternário tardio no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (721 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
AS MUDANÇAS DE NÍVEL RELATIVO DO MAR DURANTE O QUATERNÁRIO TARDIO NO BRASIL

O autor aborda em seu trabalho as mudanças nas linhas de costa proposta por vários autores principalmente na década de70(Suguio, 1977; Tesseler e Mahiques, 1996) embora C. R. Darwin (1809-1883), o progresso mais importante ocorreu com a criação do Projeto REMAC (Reconhecimento Global da Margem Continental Brasileira),iniciado em 1972 (Kowsman et al., 1977), envolvendo várias universidades brasileiras em cooperação com a DHN (Diretoria de Hidrografia e Navegação) da Marinha do Brasil (Corrêa, 1987).
Segundo oautor as flutuações dos níveis relativos do mar representam uma consequência das variações reais dos níveis dos oceanos, conhecidas por eutasia e das mudanças dos níveis das terras emersas adjacentes,devidas à tectônica e/ou isostasia (Martin et al., 1986c), para o autor a costa é um produto instantâneo de complexas interações entres os níveis das superfícies do oceano e da terra emersa adjacente eque atuam em escalas local e regional. Para se reconstruir antigas posições do nível do mar o autor trabalha com dois indicadores: o espaço (onde é preciso conhecer a altitude de formação ou deposiçãoem relação ao nível do mar da época), e o tempo (usados pelos métodos geocronológicos e radioisótopos, para determinar a idade de sua formação ou deposição).
O autor ainda divide os indicadores emgeológicos (Terraços de construção marinha “wave-built terraces” depósitos sedimentares marinhos, Terraços de abrasão “wave-cut terraces” representam superfícies erosivas sustentadas por rochas maisantigas do embasamento que podem ser sedimentares ou cristalinas magmáticas ou metamórficas, e as Rochas praiais “beach rocks” constituídas de sedimentos arenosos e/ou cascalho das antigas praias, emgeral cimentadas por CaCO3). Os indicadores biológicos (representados por restos biogênicos, colônias ou traços fossilizados identificáveis de seres vivos), e os indicadores pré-históricos (podendo...
tracking img