As montanhas da lua

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (706 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
As Montanhas da Lua, de Bob Rafelson

Mountains of the Moon, EUA, 1990
Tendo em vista o conjunto da obra de Bob Rafelson, cineasta profundamente fincado na cultura americana contemporânea àépoca da realização de seus filmes, As Montanhas da Lua pode parecer a princípio um trabalho completamente deslocado. Trata-se de uma fita de época, cuja ação transcorre entre a África e a Inglaterra demeados do século XIX, focada na trajetória verídica de dois exploradores britânicos, Richard Francis Burton (Patrick Bergen) e John Hanning Speke (Iain Glen), para descobrir e mapear a região danascente do Rio Nilo, conhecida entre os nativos pelo nome mítico que dá orígem ao título.
O que poderia, em outras situações, render apenas um filme de ação ligeira, acaba por se configurar – salvo falhade memória – no melhor filme já feito sobre a exploração colonialista do território africano. Desde uma das primeiras sequências, na qual Speke, à procura de Burton, tenta invadir na base do grito umamesquita onde este último encontra-se orando entre os muçulmanos, Rafelson já deixa claras as diferenças de temperamentos e objetivos entre os dois protagonistas que daí para frente irão direcionar otom do filme. Temos, portanto, o jovem e arrogante Speke, em busca de glória e dotado de toda a postura colonialista européia, em oposição a Burton, visto como acima de tudo um cientista, um homemque tenta a todo custo explorar de igual para igual as mais diversas culturas.
Apenas um filme, por sinal, seria pouco para retrarar a grandeza da figura que foi Richard Francis Burton, que durantequase todo o século XIX, em missões militares, científicas ou diplomáticas, esteve nas mais variadas regiões do mundo, como Índia, Arábia, África e Brasil (onde trabalhou como cônsul britânicojustamente após os fatos narrados em As Montanhas da Lua) sempre agindo como intérprete e divulgador das culturas locais (por exemplo, traduzindo para o inglês obras como As Mil e Uma Noites e Kama Sutra )....
tracking img