As Mitoc Ndrias S O As Principais Organelas Celulares

531 palavras 3 páginas
Mitocôndrias

As mitocôndrias são as principais organelas celulares. Presentes nas células eucariontes, elas são responsáveis pela produção de energia no interior da célula. São bastante numerosas, principalmente em células onde a demanda por energia for muito grande (por exemplo, células nervosas e do coração, que tem atividade ininterrupta).
São formadas por duas membranas fosfolipídicas, uma externa semelhante á membrana plasmática, e outra interna, com várias ondulações. Dentro dela existem proteínas, ribossomos e DNA, que farão a respiração celular.

Respiração Celular
A mitocôndria recebe substâncias orgânicas (glicose, por exemplo) e oxigênio como combustível. O oxigênio oxida os elementos orgânicos, liberando energia em forma de ATP. O ATP é uma molécula (C10H16N5O13P3) que armazena energia na ligação de seus fosfatos. Essa energia é utilizada na síntese de substâncias, locomoção, divisão celular, transporte ativo, geração de calor, etc.

Sede da respiração aeróbica
A respiração aeróbicas de glicose compõe-se de três etapas: glicose, ciclo de Krebs fosforilação oxidativa. a glicose ocorre no citosol:em células eucarióticas,o ciclo de Krebs e a fosforilação oxidativa ocorrem no interior das mitocôndrias.
Com a exceção de um pequeno grupo de protozoários, todos os organismo com certa de 2 um de comprimento por 0,5 um de diâmetro .o numero de mitocôndrias em uma célula varia de dezenas a centenas,dependendo do tipo de célula e do seu grau de atividade.em nossa célula imaginaria de 3 m de lado quando ampliada 100 mil vezes, uma mitocôndria típica seria comparável a uma abobrinha ou a uma berinjela!Imagine centenas de mitocôndrias distribuídas no cistosol entre as bolsas e os canais do sistema membranoso do reticulo endoplasmático.
A mitocôndria é delimitada por duas membranas lipoproteicas: a membrana externa é lisa e semelhante as demais membranas celulares: a membrana interna apresenta dobras e pregas denominadas cristais mitocondriais, que se projetam

Relacionados

  • Celulas
    8926 palavras | 36 páginas
  • Trabalhobio
    770 palavras | 4 páginas
  • resumo de farmacologia
    93026 palavras | 373 páginas