As lutas sociais no campo e o estado de compromisso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (621 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Nos anos cinqüenta, as elites se moviam no sentido de detectar os problemas que impediam o desenvolvimento econômico e social do Brasil, mas, não só eles como a massa de trabalhadores rurais começavaa se despertar e manisfestar-se de modo propriamente político. Ganhou notoriedade na literatura e na imprensa, as chamadas LIGAS CAMPONESAS no Nordeste, tanto a intelectualidade de esquerda quanto dadireita se encarregavam de dar ênfase estritamente política do fato. Na realidade isso pesou na interpretação dos militares sobre o movimento, como uma revolução agrária comunista.
No engenhoGaliléia, ”moradores" ou arrendatários submetidos a formas de pagamentos arcaicas, pediram ao fazendeiro permissão para organizar uma cooperativa funerária. A grande demanda no mercado de açúcar nos anos 50,consequentemente, houve um aumento na exploração do trabalhador que na metade do século foi substituindo os escravos e viabilizaram essa relação de renda-em-trabalho em destaque e um aumentoexcepcional na pobreza, a cooperativa funerária era um indicio desse fato. Porém, o filho do fazendeiro abriu os olhos do pai para uma possível organização dos pobres e de fato foi instrumento que imobilizouos camponeses quando o dono resolveu retomar as terras. Os revoltosos procuraram o advogado Francisco Julião que sugeriu aos trabalhadores recorrerem à Lei do Inquilinato, sendo foreiros na fazendapoderiam ter seus direitos assegurados pela lei.
A definição da chave de leitura dos acontecimentos em várias regiões rurais do país foi colaborada pela polarização política da época. A presença dopartido comunista interferiu e muito no campo, sua presença nas lutas camponesas tornou-se visível em vários pontos do Brasil. Contudo, antes que se indicassem novos protagonistas na historia,trabalhadores que vinham do Maranhão para Goiás se instalaram em Trombas, já com inúmeras grilagens ocorridas na região, os migrantes tornaram-se posseiros e os grileiros tentavam convencê-los a assinar...
tracking img