As leis de Neewton

815 palavras 4 páginas
Isaac Newton desenvolveu diversos trabalhos relacionados com a física, a matemática e a astronomia. Entre outras coisas, formulou as leis da mecânica, que constituíram a base dos avanços posteriores desse ramo da ciência. Essas leis serão estudadas neste capítulo. A partir de agora relacionaremos o movimento á força. Vamos então enfocar a dinâmica, parte da mecânica que estuda as causas dos movimentos e suas alterações. Força é a grandeza física capaz de variar a velocidade de um corpo ou deformá-lo. Assim, para que um corpo em repouso se mova ou para amassar uma lata de refrigerante, por exemplo, é preciso a ação de uma força ou de um conjunto de forças. Neste estudo vamos nos concentrar nas forças que provocam mudanças nos movimentos. As situações em que elas causam deformações serão vistas em outro movimento.

Direção e Sentido
As grandezas físicas podem ser classificadas como:
.Grandezas escalares – aquelas que podem ser definidas apenas por seu valor e sua unidade, ou seja, para trabalhar com elas podemos usar apenas suas escalas (dá o nome “escalar”). Exemplos: a temperatura ambiente neste momento; o volume de uma garrafa de refrigerante; o tempo gasto para ir de sua casa á escola; a sua massa corporal. Para caracterizar essas situações, basta especificar um número e uma unidade de medida.
.Grandezas vetoriais – aquelas que não podem ser especificadas apenas por seus valores e unidades. Para defini-las é necessário estabelecer também a direção e o sentido de sua atuação. As grandezas vetoriais são indicadas por meio de uma representação matemática chamada vetor. Vetor é um segmento de reta orientado , como vemos neste esquema:
A --------------- B Até agora falamos de velocidade apenas em sua forma escalar. Mas a velocidade é uma grandeza vetorial, assim como a aceleração e a força, conforme veremos a seguir. Para que as grandezas velocidade, aceleração e força sejam corretamente especificadas, precisamos indicar o

Relacionados